App localiza estacionamentos para motos em Lisboa

Estudante de de mestrado cria plataforma para a georreferenciação dos locais próprios para estacionamento de motos, em Lisboa. A sua utilização é gratuita e não requer registos.

Tiago Peralta, estudante de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica da Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, constatou que nos últimos anos houve uma “explosão” de motociclos na cidade de Lisboa. Por outro lado, apontou o rápido crescimento da mobilidade em duas rodas começou a fazer-se sentir nas ruas de Lisboa. Verificou ainda que mais recentemente foram criados incentivos ao uso de veículos de duas rodas, nomeadamente com a permissão de estes poderem transitar na faixa dos autocarros. Além disso, constatou a entrada em Lisboa de várias empresas de scooter sharing.

Aferiu Tiago Peralta na sua tese que, actualmente, existem centenas de motociclos a circular diariamente em Lisboa e o espaço destinado ao estacionamento destes veículos torna-se escasso ou desconhecido para muitos, nomeadamente com a criação de novos lugares de parqueamento. Isto faz com que muitos motociclos sejam estacionados indevidamente. Muitas vezes em cima dos passeios, ou locais que causam algum transtorno a peões, ou aos outros veículos.

Solução

Assim, no âmbito da sua teste de mestrado em Sistemas de Informação Geográfica, o estudante lisboeta desenvolveu uma plataforma colaborativa que permite aos motociclistas lisboetas encontrarem os locais autorizados e destinados exclusivamente a estacionamento gratuito de motos.

A plataforma conta já com a georreferenciação de centenas de lugares de estacionamento de motociclos espalhados pela cidade e informa os motociclistas a localização dos mesmos.

A plataforma permite ainda que os utilizadores coloquem novos locais de estacionamento num mapa. Além disso, podem submeter sugestões para a criação de novos locais de implementação de estacionamento (zonas de escassez de estacionamento, devido à elevada procura ou pela inexistência dos mesmos). Os utilizadores também podem enviar comentários à plataforma, de modo a torná-la o mais amigável e eficiente possível aos motociclistas.

Além disso, este software permite fazer várias análises geoespaciais. Ou seja, a obtenção de direções para um dado parque de estacionamento em específico. Ou a procura de parques de estacionamento, tendo em conta o nome da rua ou um raio de distância relativamente a uma localização. Por exemplo: parques de estacionamento a 300 metros do Marquês de Pombal, ou num raio de 100 metros do utilizador).

O produto final deste projeto está disponível publicamente; é gratuito e não requer qualquer subscrição. Pode ser acedido em qualquer dispositivo móvel. Pode conferir o sistema aqui: http://bit.ly/EstacionamentoMotosLX