Domingo é Dia Nacional do Motociclista

O próximo Domingo, dia 8 de Abril é Dia Nacional do Motociclista, o que significa que é dia de celebração. Será a cidade de Penafiel a anfitriã das comemorações do 22.º Dia Nacional do Motociclista.

Nestes 21 anos de história do Dia nacional do Motociclista as celebrações passaram por várias cidades. Depois de ter passado por cidades como Montijo, Torres Vedras ou Castelo Branco, entre muitas outras, este ano o Dia do Motociclista regressa a Penafiel. A cidade do distrito do Porto já tinha recebido estas celebrações em 2016.

A procissão tem início marcado para as 14h30, daíndo da Igreja do Santuário de Nossa Senhora da Piedade; percorrerá as ruas da cidade para terminar no Largo da Feira. Ali decorrerão as cerimónias religiosas presididas por um dos três Bispos da Sé do Porto.

Todos convidados a participar

A abrir a procissão estará a Charanga a Cavalo da GNR, abrindo caminho para andor de São Rafael, padroeiro dos Motociclistas e andor de São Martinho, padroeiro de Penafiel.

Todos os clubes e grupos de motociclistas são convidados a participar na procissão levando as suas bandeiras e estandartes.

O ponto alto e mais emotivo do dia será a missa solene, com duração prevista de 1h30; será o momento em que serão recordados e homenageados os motociclistas desaparecidos. É o momento que marca o dia e as celebrações, quando os trompetes da Charanga da GNR dão o toque de silêncio.

Como já é tradição, a cerimónia termina com a benção das motos e capacetes e com um discurso de encerramento por parte do representante da cidade anfitriã.