12H Estoril: Yamaha YART domina primeiro dia

Decorreu esta quinta-feira o primeiro dia de treinos para as 12 Horas do Estoril. A Yamaha YART fechou dia na frente. 

Em tarde quente de primeira qualificação, com o asfalto a atingir temperaturas ao redor dos 55 graus e sem o vento a ajudar a refrescar foi com elevada intensidade que as 30 equipas que estão no Circuito do Estoril a discutir a segunda ronda do Mundial de Resistência cumpriram a primeira das duas sessões cronometradas.

Com 20 minutos para cada um dos três pilotos que dividem cada uma das motos – os melhores no final da sessão foram os três pilotos da YART – Yamaha Official Team EWC, que aqui venceram no passado mês de Outubro aquando da derradeira prova do campeonato, tendo a tripla composta por Niccolò Canepa, Marvin Fritz e Karel Hanika conseguido um tempo médio de 1m39.187s, sendo de destacar as diferenças entre os pilotos de apenas duas décimas de segundo.

Na segunda posição fecharam a sessão os pilotos da BMW Motorrad World Endurance, cabendo ao espanhol Xavi Forés o melhor tempo da sessão com 1m38.707s, ele que divide a veloz BMW M1000RR com Markus Reiterberger e Kenny Foray.

Mesmo com uma pequena queda assinada por Gregg Black no início da sua sessão os campeões do mundo – agora com o nome de Yoshimura SERT (Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli) foram os terceiros mais rápidos.

Na quarta posição terminaram os homens da VRD Igol Experiences com a tripla composta por Florian Alt, Florian Marino e Nico Terol a levar a melhor sobre a formação da Webike SRC Kawasaki France Trickstar.

Na nona posição e melhor entre o pelotão das Superstock fechou a Wójcik Racing Team 2. Os polacos foram os únicos da classe a entrar nos dez primeiros numa categorias onde entre o 12º e o 15º posto da geral estão agrupadas as equipas Team 33 Louit April Moto, BMRT 3D Maxxess Nevers, NAtional Motos e Team 18 Sapeurs Pompiers CMS Motostore.

Esta sexta-feira, a partir das nove horas da manhã, realiza-se a segunda e última sessão de treinos cronometrados e, com temperaturas mais baixas pela manhã, espera-se uma melhoria dos tempos por volta e muita intensidade na discussão pela ‘pole’ na corrida, ‘pole’ essa que vale cinco pontos para o campeonato.

50 pontos em jogo

Apenas 16 pontos separam a Yoshimura SERT Motul da Kawasaki da Webike SRC, sendo que os homens da BMW Motorrad estão com 20 pontos de atraso. Nesta segunda ronda do campeonato, as 12 Horas do Estoril serão importantes nessa mesma luta antes da longa paragem até Setembro quando as motos regressarem para o Bol D’Or. 50 pontos estão em jogo: 30 pontos para a vitória, 5 pontos para a ‘pole-position’ e 15 pontos pela liderança no final das  primeiras oito horas de corrida.

As 12 Horas do Estoril começam no próximo Sábado às 9 horas da manhã e têm transmissão em directo na integra no Eurosport 2 com comentários em português.

Conheça a lista de inscritos aqui.

Outros artigos:

Mundial de Resistência: Motores aquecem para as 12h do Estoril