15 anos depois…Praia estreou-se ao lado de McCoy

Miguel Praia fez a sua estreia no mundial SBK em 2004.

No fim‑de‑semana em que arranca mais um mundial Superbike recordamos aquele que foi o primeiro português a participar a tempo inteiro nesse mesmo campeonato, Miguel Praia. Natural de Portalegre, e não Albufeira onde a família fixou residência desde muito cedo, Praia ‘saltou’ directamente do então popular e competitivo Troféu CBR 600 português para o pelotão das SBK aos comandos de uma Ducati da formação NCR-Xerox-Ducati.

Era o início de uma aventura ao lado de um dos vencedores do GP de Portugal em 500cc, o australiano Gary McCoy, que nesta fase da sua carreira tentava a sorte nas SBK. Miguel Praia esteve no mundial SBK durante dois anos, alinhando em 40 corridas e conquistando 11 pontos. No ano a que reporta esta foto (2004) Praia foi mesmo o ‘rookie’ do ano ao terminar o campeonato na 30ª posição – a primeira corrida nos pontos foi em Valência – sendo 34º no ano seguinte antes de rumar ás Supersport onde esteve até ao final de 2011 a tempo inteiro. Em 2010 foi 12º nesse campeonato – a sua melhor posição de sempre – para estar pela última vez a tempo inteiro em 2011. Despediu-se em definitivo do campeonato em 2015 depois de dois anos consecutivos onde alinhou apenas em Portimão, então já dedicada também ao Moto 1000GP brasileiro onde foi quarto na classe maior entre 2013 e 2015.

Década e meia depois o campeonato arranca com um formato totalmente distinto de então e com menos pilotos em pista do que então era comum. Desde Miguel Praia nunca mais tivemos um português a tempo inteiro no campeonato do mundo Superbike ou Supersport.