Duas Categorias
O arranque da temporada será no fim-de-semana de 17 e 18 de Abril com a realização das 24 Horas de Le Mans. O campeonato será apurado entre equipas e construtores, nas duas classes presentes, as Fórmula e as Superstock.
No final da temporada, as tabelas de classificação de pilotos serão apuradas para cada uma estas duas categorias, levando em consideração a classificação da equipa para os pilotos que participaram em pelo menos 75% de todas as corridas realizadas durante a temporada.
8 horas a 24 horas
As corridas de 2021 FIM EWC serão realizadas com uma duração de 8 horas, 12 horas ou 24 horas. Todas as corridas têm uma parte nocturna.
Grelha de partida A posição da grelha de partida é determinada com base na média dos melhores tempos por volta registados pelos pilotos de uma equipa (exceto para os pilotos reserva) durante as sessões de qualificação.
Tempo de qualificação
Para se qualificar para a corrida, um piloto deve obter um tempo por volta igual a pelo menos 108% do tempo registado pelo piloto mais rápido de seu grupo. Este tempo mínimo de qualificação é o mesmo para todas as categorias de corrida. É uma medida de segurança que visa reunir um grupo de pilotos com desempenho homogéneo na pista.
Dois ou três pilotos
As equipas podem inscrever dois ou três pilotos para as corridas de 8 a 24 horas. Para corridas de 24 horas, um 4º piloto suplente participa das sessões de treinos, mas apenas 3 pilotos podem participar na corrida.
Idade mínima: 18 anos
Os pilotos que participam no Campeonato FIM EWC e na Taça do Mundo devem ter pelo menos 18 anos.
Braçadeiras e transmissor
Cada piloto recebe um par de braçadeiras reflexivas de cor para ser reconhecido na pista através destas. Uma das braçadeiras está equipada com um transmissor de piloto único. Este deve ser usado desde os treinos livres. A moto também está equipada com um transmissor, que permite saber a todo o momento qual é o piloto que está na pista com a moto.
Capacetes homologados
A partir de 1 de janeiro de 2020, os pilotos devem estar equipados com um capacete aprovado pela FIM.
A lista de capacetes aprovados está disponível no site www.frhp.org
Todos os equipamentos do piloto – capacete, couro, botas, luvas e protector de costas – são inspecionados pelo comissário técnico antes de cada corrida.
Luzes acesas
Todas as luzes das motos devem estar acesas durante os treinos e a corrida, seja de dia ou de noite (exceto durante o reabastecimento). As motos da categoria Fórmula EWC emitem um feixe de luz branca, enquanto que as máquinas Superstock emitem um feixe de luz amarela.
Números eletroluminescentes da corrida
O número na placa frontal de cada piloto é eletroluminescente para facilitar a identificação das motos à noite.
Máximo de 105 dB
O limite máximo de ruído para as Fórmula EWC e as Superstock não pode exceder 105 dB (com uma tolerância de 4 dB no final da corrida).
Peso mínimo
Durante as verificações preliminares e pós-corrida, 168 kg é o peso mínimo admitido (sem o tanque de combustível) para motos Fórmula EWC ou Superstock.
Já durantes as sessões de treinos, o peso mínimo exigido sobe para os 175 kg.
Reabastecimento limitado a quatro pessoas
Durante uma corrida, quando um piloto faz uma paragem no pit lane, apenas quatro pessoas podem trabalhar na moto para trocar pneus, consertar problemas mecânicos ou reabastecer. O reabastecimento deve ser a última intervenção antes do regresso à pista.
Para operações mecânicas que requeiram mais de quatro pessoas, a moto deve ser levada para dentro da box.
60 km/h máximo no pit lane
Há um limite de velocidade de 60 km/h para circular no pit lane durante os treinos e também durante a corrida. É aplicada uma multa de € 150 em caso de infração ao limite de velocidade durante os treinos. Durante a corrida, a penalização passa a um Stop&Go de 30 segundos.
Classificação final
Para ser incluída nos resultados, uma equipa deve ter completado 75% das voltas realizadas pelo vencedor na sua classe. A equipa tem também de cruzar a linha de chegada na pista de corrida até após 5 minutos do vencedor da corrida.
Leia também: