Tal como estava anunciado, Bragança começou cedo a ‘vestir-se’ com cores, cheiros e ruídos bem característicos das motos clássicas que em grande número acorreram à cidade para dar início ao 1º Portugal de Lés-a-Lés Classic.
Esta é a mais recente aventura proposta pela Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), desta feita adaptando o formato conhecido dos famosos Portugal de Lés-a-Lés – que em 2025 cumpre a 27ª edição com todos os detalhes para conhecer aqui –, e os motociclistas proprietários de joias de duas rodas de outros tempos fizeram questão de dizer ‘Presente!’.
A festa começou em Bragança, onde mais de uma centena de motos antigas e clássicas se reuniram e foram então um destaque imperdível nesta bela cidade portuguesa.
Recordamos que o 1º Portugal de Lés-a-Lés Classic vai levar uma caravana de motos fabricadas entre 1928, a mais antiga, e 1995, ano limite para as máquinas participantes, de Bragança até Chaves.
Aos seus comandos estarão motociclistas portugueses e muitos espanhóis, com idades compreendidas entre os 18 e os 80 anos. Beatriz Mendes é a mais jovem entusiasta no pelotão do 1º Portugal de Lés-a-Lés Classic, estreando-se nestas andanças à pendura do pai Pedro, numa Honda NSR 125 de 1992.
Apesar de estar “Super contente com a presença e com grandes expetativas sobre tudo o que vai rodear este passeio”, Beatriz reconhece que não foi difícil convencer o pai. Que, por seu turno, confessa que só reparou que a filha “Ia faltar à escola já depois de fazer a inscrição. Caso contrário… vinha à mesma, de tão entusiasmada que estava”.
Uma aventura com 177 quilómetros de extensão no primeiro dia que será cumprido esta sexta-feira 9 de maio, com a caravana a sair do Castelo de Bragança, de onde partiu o 1º Portugal de Lés-a-Lés, em 1999, e também o 1º Portugal de Lés-a-Lés Off Road, em 2015.
O percurso desenhado pela Comissão de Mototurismo da FMP irá depois atravessar o Parque Natural de Montesinho, sempre pela zona raiana até Rio de Onor, cortando e recortando por entre estradas desertas, bosques que nos transportam para um mundo mágico e aldeias perdidas no esquecimento dos recantos mais belos de Portugal.
Daí a Moimenta será um saltinho para o almoço, servido ao ar livre num local de enorme carga histórica, bem próximo do marco que dividia os reinos de Portugal, Leão e Galiza. E sempre com muitas curvas em estradas de bom piso e belíssimo enquadramento paisagístico, irá seguir o pelotão até à romana Aquae Flaviae, com direito a exposição das verdadeiras relíquias sobre rodas no Jardim das Termas.
O ponto final de uma 1ª Etapa que conta com algumas das máquinas que estiveram presentes na estreia da maratona mototurística criada pela FMP em 1999 e outras que repetem a experiência. Como a Indian Scout de 1928, que Luís Pinto tinha já levado a terras brigantinas “Para a partida do 10º Lés-a-Lés, em 2008, rumo a Sagres. Se na altura não teve qualquer problema, agora, a caminho de fazer um século, está ainda mais preparada para estas aventuras”, diz, numa clara demonstração de confiança na resistência e fiabilidade da sua esbelta máquina americana.
Mas para outros a aventura verdadeira, bem à moda antiga, começou logo antes mesmo do evento arrancar de Bragança!
Por exemplo, Daniel Paixão começou logo a aventura numa viagem que demorou quase 8 horas para cumprir a distância entre Coimbra e Bragança. “E a moto não teve culpa, bem pelo contrário, aguentou tudo e mais alguma coisa. O problema são as modernices como o GPS que teimava em indicar o caminho pela autoestrada e IP’s onde a Macal M70 não podia andar. O resultado é que, entre outros desvios, não houve hipótese de evitar a passagem pelo meio das vinhas na zona do Douro, em percursos todo-o-terreno”, referiu à chegada ao ponto de partida, em tom animado.
Uma aventura que não estava prevista para a pequena cinquentinha fabricada em 1988. Que chegou sem problemas à partida para o 1º Portugal de Lés-a-Lés Classic. E que estará, seguramente, à chegada a Lamego, no domingo, depois das passagens por Chaves e Vila Nova de Famalicão, naquela que é uma oportunidade única de fazer regressar à estrada motos antigas e clássicas e com uma envolvência bem diferente do habitual.
Galeria de fotos 1º Portugal de Lés-a-Lés Classic
Fonte: Gabinete de Imprensa do Portugal de Lés-a-Lés
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