Peter Fonda: Morreu um dos protagonistas de Easy Rider

Morreu o norte-amreicano Peter Fonda, o actor que ficou conhecido pelo seu papel no filme Easy Rider que estreou há precisamente 50 anos. 

A família do actor fez esta sexta-feira um comunicado à imprensa em que deu conta do falecimento de Peter Fonda. Na nota, a família manifesta a sua dor pela perda, mas também apela, em homenagem ao actor, a que todos brindem à liberdade, ao amor e à vida.

“Num dos momentos mais tristes das nossas vidas, não conseguimos encontrar as palavras adequadas para expressar a dor nos nossos corações. No nosso luto pela perda deste homem doce e gracioso, desejamos que todos celebrem o seu espírito indomável e o seu amor pela vida. Em honra de Peter, por favor ergam um copo pela liberdade”, lê-se numa nota citada pela Reuters e divulgada após a morte do actor, na sequência de complicações causadas por um cancro de pulmão.

Easy Rider

Falar de Peter Fonda e não falar de Easy Rider, ou falar do filme e não falar do actor, é algo impensável. Seria falar de uma estrela e deixar de fora outra. E não querendo correr o risco de não mencionar uma terceira, convém fazer referência a: “Born to be wild” – a conhecida música dos Stephenwolf que fez parte da banda sonora do filme.

De facto, todos ficaram imortalizados nesta história de cinema, um filme que estreou há precisamente 50 anos, e marcou toda uma geração, dentro e fora dos Estados Unidos, além de se ter assumido como um dos símbolos da contracultura dos finais dos anos sessenta. Este foi um dos filmes percursores de um inovador estilo cinematográfico em Hollywood e, ao mesmo tempo, um símbolo de um movimento social e cultura imergente na transição das décadas de 60/70.

O elenco de Easy Rider, que hoje é um filme de culto para muitos, contou também com a participação dos consagrados Dennis Hopper, que foi também o realizador, e Jack Nicholson.

O actor começou a sua carreira na Broadway, no começo dos anos sessenta, mas graças ao seu talento depressa chegou ao cinema. Em 1963, estreou-se no grande écran na comédia romântica “Artimanhas do Amor”. Easy Rider entrou no currículo filmográfico do actor/realizador em 1969.

Peter Fonda nasceu em Nova York em 1940 e fazia parte de uma família de actores, sendo filho de Henry Fonda e irmão de Jane Fonda. Deixou dois filhos: Justin Fonda e a atriz Bridget Fonda.

Tinha 79 anos.

Veja aqui o trailer do Easy Rider (1969):