24 anos de Valentino Rossi

Valentino Rossi cumpre em 2019 a sua 24ª época no mundial.

Mesmo sem vencer desde Assen em 2017, quando então bateu de forma dramática e emocionante o rival Marc Marquez, Valentino Rossi continua a ser a grande estrela do MotoGP.

No passado Domingo regressou aos pódios, o que não conseguia desde o GP da Alemanha da passada temporada, oito meses e meio depois, mas mais uma vez mostrou que espirito competitivo e ‘ganas’ continuam a não lhe faltar. Aos 40 anos de idade o segundo posto conseguido na América do Sul depois de um intenso duelo com Andrea Dovizioso que apenas terminou na derradeira volta, mostrou que Rossi pode mesmo sorrir e fazer sorrir por mais vez ao longo do ano.

Numa carreira onde pelo menos uma vez no pódio esteve em todos os anos de pista, Rossi esteve pela 233 vez na sua carreira entre os três melhores, 197 na categoria maior do mundial, 21 em 250cc e 15 nas 125cc. Destaque-se ainda que por 115 vezes foi ele o vencedor, 66 vezes foi segundo e em 52 ocasiões foi terceiro. Para a história fica igualmente a longevidade, pois o primeiro pódio de Rossi foi na Áustria em 1996, no GP anterior á sua primeira vitória, em Brno no dia 18 de Agosto desse mesmo ano, um ano antes do seu primeiro título mundial.