24 Horas de Le Mans – YART na “pole” e Pedro Nuno arranca de 29º

A equipa oficial da Yamaha confirmou hoje a “pole position” para as 24 Horas de Le Mans de motos. Português Pedro Nuno ajuda a Slider Endurance a qualificar em 29º.

Estão terminadas as qualificações para a edição de 2022 das 24 Horas de Le Mans de motos, prova que abre a temporada do Mundial de Resistência FIM e que tem o fantástico circuito Bugatti como cenário desta prova longa e que se espera bastante dura para pilotos e respetivas máquinas. Entre os candidatos à vitória à geral, a YART confirmou a “pole position”, enquanto nas Superstock o piloto português Pedro Nuno está a trabalhar no seu ritmo.

Ainda a adaptar-se aos pneus Dunlop, borrachas com as quais o próprio admite “Tenho alguma dificuldade”, Pedro Nuno conseguiu obter como melhor volta pessoal um registo em 1m38.949s, o que o mantém como o mais veloz aos comandos da Yamaha R1 #119.

Pedro NunoPedro Nuno já conversou em exclusivo com a revista MotoJornal e explicou como tem sido esta experiência na estreia das 24 Horas de Le Mans de motos:

Em relação à qualificação de ontem, as coisas correram bem, consegui estar a lutar pelo top 5, fiquei em sexto, mas a lutar por esse lugar. Os pneus Dunlop são pneus com os quais eu tenho alguma dificuldade, mas pouco a pouco estou a conseguir adaptar-me. Ontem (quinta-feira) nos treinos noturnos andei poucas voltas, foi mesmo apenas para experimentar um setting na moto, e agora na segunda sessão de qualificação o foco principal foi perceber como é que a moto se comporta com o ritmo. Consegui rodar dentro do segundo 39 o que é bom, mas vai ser um ritmo muito difícil de manter porque a pista é muito difícil, muito exigente, e os stints aqui são entre 30 a 35 voltas de acordo com a equipa. Portanto vou tentar manter ali no segundo 39 ou 40, e amanhã ainda há mais um warm up e depois será a corrida”.

Pedro NunoA equipa do português, a Slider Endurance Team, qualificou-se na 29ª posição para a grelha de partida destas 24 Horas de Le Mans de motos. Na categoria Superstock arrancam da 14ª posição, e vão tentar otimizar o ritmo de corrida de forma a garantir uma corrida isenta de problemas técnicos ou relacionados com quedas.

Quanto aos mais rápidos, a YART, apesar da queda de Nicolò Canepa, confirmou a “pole position” para esta ronda de abertura do Mundial de Resistência FIM. No circuito Bugatti a Yamaha R1 #7 parece não ter rival, e pela terceira vez consecutiva parte para esta prova de 24 horas na primeira posição.

Logo atrás da YART encontramos a Yoshimura SERT Motul, com a FCC TSR Honda France a fechar os três melhores da qualificação.

A corrida tem início pelas 14H00 de Portugal Continental neste sábado 16 de abril, terminando 24 horas depois no domingo 17 de abril.

O canal Eurosport terá períodos de transmissão em direto:

– sábado: das 13H45 às 19H00

– domingo: das 05H00 às 14H30