24 Horas de Le Mans – YART na “pole” provisória e Pedro Nuno a dar cartas!

A formação oficial da Yamaha foi a melhor na primeira qualificação para as 24 Horas de Le Mans de motos. A YART está na “pole” provisória e Pedro Nuno destaca-se na Slider Endurance.

O primeiro dia de treinos livres (diurnos e noturnos) e a primeira sessão de qualificação no circuito Bugatti, onde este fim de semana se disputa mais uma edição da icónica prova do Mundial de Resistência FIM, as 24 Horas de Le Mans de motos, terminou com a formação oficial YART no topo da tabela de tempos e com o piloto português Pedro Nuno a destacar-se na equipa Slider Endurance.

O jovem luso que se estreia no traçado francês e está pela segunda vez a competir neste campeonato, volta a demonstrar estar um passo acima dos seus companheiros de equipa e na sessão de qualificação em que participou, Pedro Nuno obteve o 15º melhor registo à geral e a 6ª melhor marca da categoria Superstock.

Aos comandos da Yamaha R1 #119, Pedro Nuno rodou em 1m38.948s, o que o posiciona claramente como o piloto mais rápido desta formação STK, pois os seus companheiros de equipa rodam nas suas melhores voltas em 1m41s ou até 1m42s.

Pedro NunoEste foi assim um bom primeiro dia e deixa antever uma segunda sessão de qualificação, a realizar na sexta-feira 15 de abril, que pode deixar a equipa Slider Endurance numa posição sólida dentro da categoria Superstock.

Quanto aos mais rápidos à geral e na categoria principal EWC, os mais fortes do primeiro dia foram os pilotos da YART – Yamaha Austria Racing Team. A R1 #7 conseguiu o melhor tempo à geral (obtido pela média dos dois pilotos mais rápidos da equipa) com Niccolò Canepa a rodar em 1m35.500s sendo o seu companheiro de equipa Karel Hanika capaz de rodar em 1m35.873s.

O tempo médio destes dois pilotos foi de 1m35.686s, o que deixa a YART na frente da FCC TSR Honda France (Josh Hook, Gino Rea e Mike di Meglio), sendo que o “top 3” provisório após a primeira qualificação é fechado pela Yoshimura SERT Motul (Gregg Black, Xavier Simeon e Sylvain Guintoli).

Pedro NunoJá na sessão final do primeiro dia de competição no circuito Bugatti, disputada à noite, a equipa mais rápida em pista foi a BMW Motorrad World Endurance Team. A formação da marca alemã bateu a YART e ainda a ERC Ducati, equipa que à última hora foi obrigada a substituir Chaz Davies por Philipo Oettl devido ao galês ter ficado doente no dia anterior ao início dos treinos em França.

Nesta sessão de treinos noturnos a Slider Endurance de Pedro Nuno terminou com o 14º tempo da classe Superstock e 28º na geral.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar a par dos resultados da qualificação final destas 24 Horas de Le Mans de motos, com especial destaque para a estreia do português Pedro Nuno nesta prova de abertura do Mundial de Resistência FIM 2022.