24 Horas Le Mans – Pedro Nuno com excelente primeiro stint

O piloto português levou a equipa Slider Endurance a rodar na 11ª posição antes da sua primeira paragem. Um excelente primeiro stint para Pedro Nuno nas 24 Horas de Le Mans.

Pedro Nuno

Foi precisamente às 14H00 de Portugal Continental (15H00 locais) que se deu início à 45ª edição das icónicas 24 Horas de Le Mans de motos, prova de abertura da temporada 2022 do Mundial de Resistência FIM e onde participa pela primeira vez o piloto português Pedro Nuno aos comandos da Yamaha R1 #119 da equipa Slider Endurance.

Depois de ter sido o mais rápido dos três pilotos da equipa que compete na classe Superstock durante as qualificações, o que ajudou a R1 #119 a partir de 29º à geral, Pedro Nuno foi o piloto escolhido para o primeiro stint nestas 24 Horas de Le Mans de motos. Ainda a conhecer os segredos do circuito Bugatti, o piloto português não vacilou no momento da partida, e subiu ainda na primeira volta a 22º.

Mas a corrida teve um início bastante complicado. Tudo porque Bradley Smith (Moto Ain Yamaha) esteve envolvido num acidente bastante aparatoso segundos depois do arranque. O britânico, antigo piloto do Mundial de Velocidade, ficou imóvel no asfalto e a Direção de Corrida foi obrigada a fazer entrar o “safety car” para que as equipas médicas pudessem prestar o auxílio a Smith. De acordo com as informações oficiais, o piloto foi transportado para um hospital local onde está a ser observado, provavelmente terá lesão na anca.

Depois de vinte minutos em situação de “safety car”, as 24 Horas de Le Mans foram retomadas e mais uma vez o Pedro Nuno voltou a mostrar a sua rapidez.

Pedro NunoMesmo estando a estrear-se nesta prova tão importante para o Mundial de Resistência FIM, o piloto luso voltou a ascender na classificação geral e em pouco tempo colocava a sua R1 #119 na 18ª posição. Ao fim da primeira hora de corrida, Pedro Nuno chegou a rodar em 11º, mesmo às portas do “top 10”, mas depois teve de parar para reabastecimento e troca de piloto.

Assim terminava o seu primeiro turno aos comandos da moto da Slider Endurance, que correu muito bem. O Pedro Nuno, a descansar na box após o seu primeiro stint, falou em exclusivo com a revista MotoJornal sobre estes momentos iniciais da sua participação nas 24 Horas de Le Mans:

“Estou agora a descansar um pouco. O primeiro stint foi bom. Foi a minha primeira vez com safety car, conseguimos poupar bastante gasolina. No início tentei perceber um pouco melhor qual o ritmo que devia impor juntamente com os melhores das Superstock, percebi que o ritmo estava no segundo 39 ou 40, e assim foi. Correu bem, deixei a moto na terceira posição na classe, mas com algumas dificuldades na frente da moto. Agora é rezar e ter sorte para o que falta”, confessou-nos Pedro Nuno.

A revista MotoJornal vai continuar a acompanhar a par e passo todas as incidências da prestação do piloto português nestas 24 Horas de Le Mans de motos, prova que quando passamos a marca das 3 horas de corrida tem a FCC TSR Honda France na liderança, seguida de perto pela Yoshimura SERT Motul e com a YART, que partiu da “pole position” mas sofreu, como habitualmente, um problema no arranque e desceu a último na classificação antes do “safety car”, a recuperar muitas posições e a fechar o lote dos três primeiros classificados.