24 Horas Le Mans – Resumo das primeiras 3 horas

Pedro Nuno fecha primeiro stint e deixa o Team Bolliger Switzerland em 12º. YART lidera as 24 Horas Motos em Le Mans.

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Foto: Raptik

Foi um arranque acidentado na 46ª edição das 24 Horas Motos em Le Mans, prova em que participa o português Pedro Nuno. Depois do sempre espetacular momento de arranque com os pilotos a correrem para as suas motos e arrancarem para um dia inteiro de corrida, a Yoshimura SERT Motul (Gregg Black, Sylvain Guintoli e Etienne Masson) rapidamente percebeu que garantir a terceira vitória consecutiva será uma missão quase impossível.

Na discussão pela liderança com os campeões FCC TSR Honda France (Josh Hook, Mike di Meglio e Alan Techer), a Suzuki GSX-R1000R viria a ser tocada, e acabou na escapatória do circuito Bugatti. Depois de muitas cambalhotas, a moto japonesa ficou bastante danificada, com o piloto a ter de trazer a moto para a box para reparação que durou mais de meia hora.

Refira-se que, num gesto de desportivismo que merece ser enaltecido, tanto os milhares de fãs nas bancadas como os membros das restantes equipas aplaudiram a Yoshimura SERT Motul na sua viagem de regresso à box. Um momento que poderá ver através do vídeo captado pelo nosso jornalista Bruno Gomes, presente este fim de semana nas 24 Horas Motos em Le Mans, e que está disponível na nossa página no Instagram.

le mansCom muitas quedas, algumas delas a obrigarem à entrada dos safety car, e já depois da YART ter cedido a liderança à BMW Motorrad World Endurance (Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jérémy Guarnoni), foi a FCC TSR Honda France a conseguir assumir novamente a primeira posição pouco depois da passagem das primeiras três horas de corrida. Porém, uma paragem na box voltou a deixar a YART em primeiro, estando a BMW Motorrad World Endurance Team logo atrás, e com a campeã Honda a tentar recuperar a liderança.

Quanto ao piloto português Pedro Nuno, que alinha pelo Team Bolliger Switzerland com a Kawasaki Ninja ZX-10R #8, e pese embora esteja ainda “tocado” na anca devido à queda na segunda qualificação, a verdade é que esta estreia na classe principal EWC nas 24 Horas Motos em Le Mans está a correr bem.

O Pedro Nuno foi o terceiro piloto da equipa a entrar em pista, rodando então confortavelmente na casa do 1m39s, claramente dentro dos objetivos previstos pelo responsável da equipa, Kevin Bolliger, que confessou à Revista MotoJornal a sua satisfação por contar com o português na sua equipa e o desejo de o ter nas restantes provas do Mundial de Resistência FIM.

foto: Sebastien Virieux

O primeiro stint do piloto português foi em recuperação. Pedro Nuno entrou em pista em 20º, e volta após volta foi subindo na ordem da corrida, terminando a sua primeira “sessão” em pista nas 24 Horas Motos em Le Mans com 31 voltas cumpridas, e deixando o Team Bolliger Switzerland na 12ª posição, tendo estado momentos antes da sua saída a rodar em 11º.

Já após sair da moto, e em declarações exclusivas à Revista MotoJornal, Pedro Nuno revelou estar tranquilo com a corrida que será longa. O piloto luso está satisfeito com o primeiro stint, diz não sentir problemas físicos de maior, pese embora alguns problemas com a travagem da Ninja ZX-10R #8 estejam a exigir um pouco mais de esforço dos seus braços, nomeadamente do direito, estando com algum incómodo no antebraço.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades das 24 Horas Motos em Le Mans, com especial destaque para o piloto português Pedro Nuno. A não perder!