Albacete: Kiko Maria traído por situação de corrida

No decorrer da corrida, Kiko Maria desceu da 4 º posição para a cauda do pelotão para evitar adversário que se despistou à sua frente.

O jovem motociclista português Kiko Maria não foi feliz na sétima corrida de PréMoto 3 do campeonato espanhol de velocidade, que na tarde deste domingo se disputou no circuito de Albacete.

Uma saída de pista hipotecou as suas esperanças num bom resultado, numa altura em que o vice-campeão nacional da categoria seguia na 4ª posição.

Apesar de ter arrecadado os 10 pontos correspondentes ao 6º lugar da categoria em que compete, o jovem piloto português foi o 17º a cortar a meta entre o pelotão de 26 concorrentes de PréMoto 3 e Promo 3, que voltaram a partilhar a pista.

O piloto do Moto Action Team tinha largado da segunda linha da grelha de partida e cumpria a oitava das 15 voltas da prova, quando, para evitar colidir com a sua BeÓn, com motor Yamaha, com um adversário que se despistara à sua frente, e em quem ainda chegou a tocar, teve de fazer uma incursão forçada pela gravilha, na curva 1 do circuito da região de Castilla-La Mancha.

Resultado: caiu para os últimos lugares e ainda conseguiu recuperar três posições na segunda metade da corrida.

“Depois de tanto esforço, custa um pouco, mas faz parte da competição. Sentia-me em condições de tentar chegar ao pódio, mas não pude evitar… Depois, foi pensar nos pontos e tentar subir na classificação”, comentou, no final, Kiko Maria.

Desta forma, segurou a 6º posição na tabela classificativa, onde agora soma 61 pontos, quando faltam correr as últimas duas das nove provas do calendário do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike.

O espanhol Marco Morelli foi o vencedor da corrida, confirmando o favoritismo que lhe era atribuído, desde a qualificação, ao conquistar a ‘pole position’ e a ser o único a rodar abaixo do segundo 38. Com o triunfo, e depois de ter protagonizado uma dupla jornada vitoriosa em Valência, em junho, confirma estar na luta pelo campeonato, onde contabiliza 111 pontos e é 3 º, a apenas quatro do 2 º, o seu compatriota Hugo Millán Gracia. Na liderança continua David Real Perez, 4 º classificado em Albacete. A próxima corrida do ESBK – Campeonato de Espanha Cetelem de Superbike irá realizar-se em Navarra, no fim de semana de 5 e 6 de outubro, com a participação, uma vez mais, de Kiko Maria.

Classificações:

1 º Marco Morelli Chincolla (Esp), 15 voltas em 24m54,547s, à média de 128,266 km/h;

2 º Hugo Millán Gracia (Esp), a 17,779s;

3 º Pedro Enrique Fraga (Esp), a 19,563s; …;

5 º (e 1 º Promo 3) Marco Garcia Miguel (Esp), a35,242s; …;

17 º Kiko Maria (Por), a 58,843s.

(Classificaram-se mais seis pilotos das categorias PréMoto 3 e Promo 3).

Campeonato ESBK de PréMoto 3  

1 º David Real Perez (Esp), 134 pontos,

2 º Hugo Millán Gracia (Esp), 115;

3 º Marco Morelli (Esp), 111;

4 º Lenni Klemetti (Fin), 85;

5 º Pedro Enrique Fraga (Esp), 64;

6 º Kiko Maria (Por), 61.

(Estão classificados mais 10 pilotos).