25 seleções disputam Trial das Nações em Gouveia

Gouveia está a pouco dias de receber a elite mundial do Trial com o acolhimento de várias competições.

A cidade de Gouveia vai receber as maiores estrelas mundiais do Trial de 17 a 19 de setembro. O FIM Trial das Nações será disputado pela segunda vez em Portugal e traz mais de 70 pilotos à região da Serra da Estrela, em representação de 25 seleções.

Portugal e os belíssimos cenários de Gouveia voltam a ser o epicentro de grandes eventos mundiais de motociclismo, desta vez o histórico FIM Trial das Nações, a maior competição de seleções da modalidade. Criado em 1984 e disputado oficialmente desde 1985, o Trial das Nações é o mais prestigiado título de seleções masculinas e femininas de Trial, tendo passado por Portugal em 2002, na altura em Paços de Ferreira, e fazendo agora a sua estreia em Gouveia, que já se tornou um dos palcos mais carismáticos do Campeonato do Mundo de TrialGP.

A Federação Internacional de Motociclismo já divulgou a lista de inscritos para o Trial das Nações, que será disputado por 73 pilotos, em representação de 25 seleções. Em Gouveia, estarão presentes seleções oriundas de Andorra, Áustria, Bélgica, Canadá, França, Espanha, Estados Unidos da América, Grã-Bretanha, Itália, Letónia, Noruega, Polónia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça, assim como uma seleção masculina da América Latina, composta por pilotos da Venezuela, México e Guatemala. A atual conjuntura de pandemia mundial também contribuiu para a ausência de alguns países habituais no Trial das Nações, como as seleções do Japão, Austrália, Nova Zelândia ou Brasil.

As cores de Portugal vão estar representadas por Diogo Vieira, Paulo “Ballas” Gonçalves e Filipe Paiva na selecção masculina, que vai competir na categoria International, e por Rita Vieira, Mariana Afonso e Leonor Moreira na seleção feminina. Este é o elenco escolhido para estar nis dias 17, 18, e 19 de Setembro em Gouveia.

Com estatuto de verdadeira potência da modalidade, Espanha é a detentora do título tanta na competição masculina como feminina, após as vitórias alcançadas no FIM Trial das Nações de 2019, realizado em Ibiza. A seleção espanhola volta trazer nas suas fileiras estrelas como o pluri-campeão mundial Toni Bou, Adam Raga, Jaime Busto, Laia Sanz, Berta Abellan e Sandra Gómez.

Um fim-de-semana de Elite

Além da edição de 2021 do FIM Trial das Nações, Gouveia também será palco da jornada de encerramento do Campeonato do Mundo de TrialGP, Trial 2, TrialGP Women e Trial 2 Women, provas disputadas no sábado (dia 18). Um fim de semana em cheio para os adeptos da modalidade e não só, que poderão acompanhar o espetacular percurso de 5,8 quilómetros de extensão, traçado no centro da cidade. A organização estará a cargo do clube Talentos Objetivos e do Município de Gouveia, com colaboração da Peña Moteros Val Miñor.
Acompanhe as principais incidências desta competição no Facebook da prova, ou em https://trialgp.com

Outros artigos:

Trial das Nações em Gouveia já a 17 de Setembro