25º Portugal de Lés-a-Lés de Bragança ao Algarve

De 7 a 10 de junho o Portugal de Lés-a-Lés celebra a sua 25ª edição. Este ano a partida será em Bragança e chegada no Algarve.

portugal de lés-a-lés

Com a segunda quinzena de fevereiro como data anunciada para a apresentação oficial do programa final do muito aguardado Portugal de Lés-a-Lés 2023, e por isso ainda sem conhecermos todos os detalhes da sempre fantástica aventura por estradas e caminhos menos conhecidos de Portugal Continental, ficámos agora a conhecer as primeiras informações sobre esta que será a 25ª edição da maior viagem de mototurismo da Europa.

Sempre sob a orientação da Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), e cujos membros continuam na estrada à procura de afinar os últimos detalhes do percurso que este ano viajará de norte a sul do país, o 25º Portugal de Lés-a-Lés será um regresso às origens.

A celebrar um quarto de século de existência e muitas aventuras, o Portugal de Lés-a-Lés terá este ano ponto de partida em Bragança, rumando depois a sul, com o palanque final a estar localizado no Algarve. Falta agora saber ao certo o local.

portugal de lés-a-lésBragança será assim o primeiro ponto de encontro para os motociclistas que participam no Lés-a-Lés.

Dia 7 de junho será por isso o dia reservado para as tradicionais e imprescindíveis verificações técnicas e documentais, bem para o Passeio de Abertura num dos cantos mais bonitos do País. Em plena Terra Fria transmontana, os quase 75 mil hectares do Parque Natural do Montesinho serão palco de exceção para um passeio de pouco mais de uma centena de quilómetros entre serras surpreendentes e aldeias remotas.

Em ano de comemoração, não poderia faltar o regresso a Rio de Onor, “onde tudo começou” em 1999, ponto alto de um percurso para se apreciar em andamento, descontraidamente, por estradas panorâmicas, entre soutos monumentais e carvalhais forrados a musgos e líquenes.

Os motociclistas viajantes terão ainda tempo para conhecer aldeias como Donai, Rabal, França, Montesinho (estreia num Lés-a-Lés), Aveleda, Guadramil e Gimonde, antes de nova visita à Cidadela de Bragança, belíssimo centro histórico desta cidade transmontana.

No dia seguinte, 8 de junho e até ao dia 10, três etapas rumo ao Algarve, por um percurso repleto de deliciosos pormenores, e que ainda está a ser ultimado pelos elementos da Comissão de Mototurismo da FMP.

Será mais uma oportunidade para descobrir um Portugal único, de paisagens ímpares através de serras e planícies, rios e barragens, numa maratona mototurística de Trás-os-Montes ao Algarve, atravessando as Beiras, Ribatejo e Alentejo.

Ficaremos agora a aguardar pelo evento de apresentação oficial do 25º Portugal de Lés-a-Lés, onde, como habitualmente acontece, ficaremos não só a conhecer todos os detalhes desta aventura de mototurismo que cada vez mais ganha destaque além-fronteiras, atraindo muitos motociclistas de vários pontos do globo, como também será assinalado o momento de abertura das inscrições para o Lés-a-Lés.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!