25º Troféu Moto-ralis – Calor marcou jornada junto ao Alva e Mondego

O 25º Troféu Moto-ralis 2022 teve na sua quarta ronda uma jornada de mototurismo escaldante entre o Alva e o Mondego.

Com 80 participantes integrados naquela que foi a quarta jornada do 25º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2022, a caravana voltou à Beira Alta para cumprir mais uma etapa de salutar competição por entre os rios Alva e Mondego.

O coletivo MK-Makinas levou os cerca de 80 participantes em 51 motos a deambular entre os rios Alva e Mondego, nos passados dias 09 e 10 de Julho, numa jornada de descoberta de uma das mais interessantes e belas regiões do nosso país. Viveram-se dois dias fantásticos e divertidos de mototurismo, provando-se mais uma vez que vale a pena participar neste modelo recreativo de passear de moto!

Leia também: 25º Troféu Moto-ralis -Terceira etapa andou pela Serra da Estrela

Nesta quarta jornada promovida junto ao Alva e ao Mondego da 25ª edição do Troféu Moto-ralis 2022 sob a chancela da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal, o relato do fim-de-semana conta-se assim:

“Partindo do centro de Tábua, junto à Câmara Municipal e debaixo de intenso calor, a animada caravana percorreu cerca de centena e meia de quilómetros, ao longo dos dois dias, por pitorescos trajectos, ora junto aos rios, ora por bonitas e típicas aldeias de xisto e belas paisagens rurais e de montanha.

Estamos em pleno Verão, pelo que para ajudar a combater as altas temperaturas que se fizeram sentir, as praias fluviais eram das paragens mais apetecíveis para refrescar e jogar, sempre com a divertida interacção entre os participantes que tão bem caracteriza os moto-ralis turísticos. A praia da Ronqueira e Avô entre outras deixaram saudades!

As muitas perguntas sobre a rica cultura e história desta interessante região, mantiveram a caravana repleta de acção. Pelo meio as sempre aguardadas paragens para hidratar e degustar os produtos da região, como aconteceu em Oliveira do Hospital, onde a Câmara Municipal preparou um excelente lanche, onde não faltaram os saborosos queijos típicos da Serra da Estrela!

Leia também: 25º Troféu Moto-ralis – Festa brava na ribatejana Chamusca

Através do indispensável road-book, foi-se descobrindo e aprendendo sobre locais bastante interessantes, como o Santuário de Nossa Senhora das Preces, o Miradouro do Penedo da Saudade, onde se recordam os grandes incêndios de 2017, o conjunto cenográfico e etnográfico de Palheiras dos Fiais da Beira, o Circuito pré-histórico, o Museu Municipal Soares de Albergaria em Carregal do Sal entre outros. Não faltam, pois, motivos para se voltar com mais tempo a esta fantástica região e apreciá-la, aproveitando o que a natureza e as simpáticas gentes locais e a região têm para oferecer!

Em Caldas da Felgueira, terra termal onde a caravana pernoitou e ficou bem instalada, o espaço envolvente é fantástico. Depois quando se pode desfrutar duma piscina, só se pode estar muito bem.

Foram grandes momentos de confraternização que uma vez mais se viveram entre bons amigos que deixam saudades e se perpetuam no tempo. É uma autêntica família que vai percorrendo e conhecendo melhor um país repleto de história, cultura, excelente gastronomia e muito mais!

Durante o jantar de Sábado, conheceram-se os mais regulares da primeira etapa, sortearam-se vários produtos e os habituais vouchers da BMW.

O moto-rali terminou no pavilhão multiusos em Tábua, depois de no segundo dia seguir junto ao Mondego com paragem final numa praia fluvial no Rio Cavalos, um dos afluentes do Mondego, para refrescar a caravana. Que bem soube a quem não desperdiçou o momento!

Após o almoço final e cerimónia de entrega de prémios e lembranças, deram-se a conhecer os mais regulares do moto-rali.

O Vitor Olivença em primeiro lugar e o João Krull na segunda posição, fizeram a “dobradinha” para o Moto Clube de Albufeira. O Rui e a Patrícia Santos do Moto Clube da Covilhã encerraram o “pódio”.

O MK Makinas está uma vez mais de parabéns pela organização do seu moto-rali e pelo fantástico fim-de-semana mototurístico que proporcionou aos mais habitués e aos muitos participantes que pela primeira vez viveram esta jornada do troféu que celebra um quarto de século de muitas e excelentes passeatas de moto, à descoberta do nosso belo país!

O troféu volta em Setembro. A malta dos Moto Galos de Barcelos vai levar os mototuristas a visitar a interessante região de Valença do Minho, nos dias 17 e 18. Será mais uma excelente oportunidade para participar e viver o troféu de moto-ralis turísticos da FMP!”

Álbum de fotos completo em: https://photos.app.goo.gl/uoL2EsmRQrZPxtC3A

Fonte: FMP