25º Troféu Moto-ralis – Festa brava na ribatejana Chamusca

Os Motards do Ocidente trouxeram a esta 2ª ronda do 25º Troféu Moto-ralis a festa brava ribatejana vivida na Chamusca.

A Chamusca, povoado com forte ligação à terra e à festa brava, deu o mote para a segunda jornada do 25º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop promovida pela comissão de mototurismo da FMP – Federação de Motociclismo de Portugal e organizada pelos Motards do Ocidente.

Esta ronda de um troféu, que tem mais de descoberta cultural e convívio que de competição, decorreu nos passados dias 21 e 22 de Maio. Contou com 71 bem-dispostos e animados participantes em 56 motos que deambularam pelo concelho da Chamusca e viveram as festas da vila, abertas pelo moto-rali!

O relato desta jornada a contar para o 25º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop 2022 reza assim:

“Este ano o troféu completa um quarto de século de excelentes passeatas mototurísticas que têm dado a conhecer de forma pormenorizada, o nosso belo país. O saber fazer dos moto-clubes onde a excelência das suas organizações são a preocupação principal, têm proporcionado a quem tem participado nestes eventos, momentos únicos e inesquecíveis de puro mototurismo. Bem hajam por isso, merecendo um cumprimento especial de gratidão de toda a caravana!

Depois do bom pequeno almoço oferecido pela Junta de Freguesia de Ulme, vila famosa pela produção de arroz, partia-se para mais uma jornada à descoberta do nosso cantinho luso. Por trajecto fora de estrada chegava-se ao Baloiço de Ulme, para apreciar os longos campos onde se produz o arroz. Mais há frente procurou-se o Soneca, um dos vários anões que fomos encontrando a controlar a caravana. Por lá andava um simpático burro que não se fez rogado ao retrato!

A visita ao recuperado Moinho da Água da Parreira, com a actuação do coro da Academia Sénior de Parreira e Chouto, foram alguns dos muitos e bons momentos vividos neste moto-rali. Assim como a visita ao Observatório da Paisagem da Charneca.

Na Quinta Casal da Vinha, aprendeu-se todo o processo produtivo do mirtilo, com prova de todas as qualidades e dos bons produtos por lá fabricados.

Antes do saboroso almoço de Carne à Pinéu no Chouto, prato típico da região, entregou-se os bens alimentares trazidos de casa para apoio ao CAS-Centro de Acolhimento Social.

A sempre animada caravana deu início ao segundo sector da primeira etapa que passou por Semideiro para apreciar os belos azulejos e murais de arte urbana da Pin’arte, a que se seguiu uma interessante passeata pedestre pela Estação da Biodiversidade da Ribeira da Foz. O Miradouro de Almourol encantou com a sua vista soberba sobre o bem conhecido castelo com o mesmo nome. Chegados ao Cais da simpática aldeia do Arripiado, onde começa a lezíria ribatejana a ver Tancos da outra margem do Tejo, foi tempo de apreciar este magnífico local e aprender sobre a origem do nome da terra, baseada na lenda da princesa Ari.

Dava-se por terminada esta etapa na Carregueira, terra de grandes laranjais, com lanche oferecido pela Junta de Freguesia local, no verdejante parque de merendas Mãe d’Água.

O bem servido jantar num local emblemático da Chamusca, a Taverna O Areal, onde se respira a tradição tauromáquica, acompanhado pelas bem conhecidas por aquelas bandas e saborosas Trouchas de Ovos e onde se deram a conhecer os mais regulares do dia, deu início a uma noite bem divertida, pelas animadas Festas da Ascensão.

A Festa Brava é o orgulho dos chamusquenses que fazem questão de a partilhar com quem os visita. A largada de toiros nocturna ficou na memória de todos!

A manhã de Domingo acordou bem mais fresca e com alguma chuva. Partindo da emblemática Ponte da Chamusca, foi-se conhecer melhor a vila da Chamusca, onde nasceu o cantor José Cid.

Depois de se apreciar a Praça de Toiros, a caravana dirigiu-se ao Porto das Mulheres, na margem esquerda do rio Tejo, onde em tempos idos as mulheres lavavam roupa, junto à praia fluvial chamada pelo povo como a “praia dos tesos”. Para quem não era mulher, só lá entrava se tentasse fazer-se passar por uma. Em grande paródia, lá tentaram os homens o disfarce mas o jeito era pouco, pelo que acabaram por ficar à porta. Momentos hilariantes que bem sabem os clubes proporcionar à malta motoraliana. Ninguém se esquece tão cedo!

Paragem seguinte na Ermida de Nª Srª do Pranto e no Miradouro, de onde se tem uma vista soberba da Charneca ao Tejo, apreciando a Chamusca! Seguiu-se rumo ao centro da vila para mais visitas, onde ia terminar o moto-rali. Procurou-se por fim a Branca de Neve para complementar a temática que empresta o nome ao Chafariz do Largo 25 de Abril e aos 7 pequenos fontanários espalhados pelo concelho e entregar o último questionário.

Depois da habitual foto de grupo no Cine-Teatro da Misericórdia e em caravana voltou-se à Ponte da Chamusca para o almoço de encerramento onde foi servida carne de toiro e se apuraram os vencedores deste excelente moto-rali!

O Helder Alexandre e a Iliana Pereira foram os mais regulares. Seguiram-se o Afonso Marques e a Sónia Vieira. O Fernando e a Conceição Marques dos Motards do Ocidente encerraram o “pódio”. Receberam bonitos pratos de cerâmica pintados à mão.

Por fim, o encerramento desta jornada na Chamusca do Troféu de Moto-ralis em grande festa, com toda a gente a cantar os parabéns ao José Augusto dos Conquistadores de Guimarães!

Foi sem dúvida um grande fim-de-semana mototurístico. Os Motards do Ocidente estão de parabéns uma vez mais, por tudo o que nos proporcionaram, sempre com muita animação e alegria. Só nos resta esperar pelo próximo ano!”

Veja o álbum completo de fotos deste evento aqui. 

Texto/Fonte: FMP

Depois deste Moto-ralis na região da Chamusca, a terceira jornada do Troféu será promovida pelo Góis Moto Clube em conjunto com o Moto Clube da Covilhã  e vai desenrolar-se entre a Serra da Estrela ao Açor. Não percam!