Será de 7 a 10 de junho que milhares de mototuristas irão juntar-se e em conjunto percorrer as estradas e caminhos menos conhecidos do nosso País, quando der início a longa viagem do 27º Portugal de Lés-a-Lés.
Para esta edição, a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP) preparou um evento que apresenta algumas novidades.
Novidades essas que certamente vão ajudar a ‘refrescar’ uma fórmula que já está a ser trabalhada há mais de um quarto de século, e que ano após ano consegue continuar a surpreender motociclistas vindos dos ‘quatro cantos’ de Portugal, mas também provenientes de outros Países, ávidos de descobrir Portugal aos comandos de uma moto.
Mais uma vez coube à Figueira da Foz, e mais precisamente ao Malibu Hotel, acolher a cerimónia da Apresentação Oficial do 27º Portugal de Lés-a-Lés.
No ‘menu’ da longa viagem teremos a estreia uma cidade-etapa, uma inovadora travessia do Rio Douro ou uma abordagem distinta ao castelo de Almourol. Mas a maior maratona mototurística da Europa tem mais surpresas para oferecer.
Um traçado que, surpreendentemente e após 26 edições, ainda apresenta muitas novidades. Estradas que nunca antes foram percorridas, mas também outras que foram percorridas em sentido contrário, e outras ainda por onde a caravana do Portugal de Lés-a-Lés não passa há muitos anos.
O mapa deste 27º Portugal de Lés-a-Lés mostra bem a variedade paisagística que os motociclistas vão encontrar ao longo de 1160 quilómetros divididos pelo Passeio de Abertura, no verdejante e industrial concelho de Penafiel, e pelas três etapas, que prometem ter tanto de distintas como de entusiasmantes.
A primeira tirada, com mais de 9 horas de condução previstas num dia que deverá contar com mais de 11 horas entre o palanque de partida e a imponente chegada a Alcobaça.
Será uma estreia em grande no Lés-a-Lés com chegada no largo fronteiro ao Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça, o famoso mosteiro começado a construir em 1178 pelos monges da Ordem de Cister.
Mas, atenção, que a festa só começa após os 405 km daquela que será a etapa-rainha, com médias horárias baixas devido o rendilhado do percurso. Entre o interior e o litoral, das serras de Montemuro, Freita, Arada e Caramulo com passagem por Abragão, Cinfães, S. Pedro do Sul, Penacova e Soure (outra estreia) onde estarão os oásis do primeiro dia.
Paragens diversificadas tal como as paisagens, desde a travessia pela barragem de Carrapatelo, a mais antiga do Douro nacional, Mortágua, Penacova, Pedrogão Grande, S. Pedro de Muel, pelas mais panorâmicas estradas da zona costeira.
Dia bem diferente será o da tirada que, partindo de Alcobaça, levará a caravana até Portalegre, entrando de forma tranquila no Alentejo, com tempo para paragens em meia dúzia de oásis e dois museus.
Tempo perfeito para a prática de um mototurismo mais descontraído, com visita às salinas de Rio Maior, com tempo para contemplar o Castelo de Almourol da margem norte, ou a ida a Constância ‘dar um abraço’ a Camões, dando outra cor à festa dos 500 anos do seu nascimento.
Sempre de forma serena, condizente com a extensão mais reduzida (270 km), acontece mais uma estreia em Vila Nova da Barquinha e uma curiosa visita em Castelo de Vide, na passagem pela Casa da Inquisição, um espaço museológico com acervo extremamente real e desaconselhado às almas mais sensíveis.
Na terceira etapa o Portugal de Lés-a-Lés fará a ligação entre Portalegre e Faro. Serão 410 km de estradas mais rolantes, com as típicas retas alentejanas alternadas com serranias, mas maioritariamente bem pavimentadas através de Arronches, Terena e Mourão, Mértola (Mina de São Domingos) rumo à capital algarvia onde é sempre grande o entusiamo na receção aos motociclistas.
Simpatia bem expressa pelo presidente da autarquia farense, Rogério Bacalhau, também ele grande entusiasta e presença assídua no Portugal de Lés-a-Lés. E que se juntou aos presidentes da Câmara Municipal de Penafiel, Antonino de Sousa, e da Figueira da Foz, Pedro Santana Lopes, na Apresentação Oficial do evento, aceitando o convite feito pelo presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, Manuel Marinheiro.
Foi também este o momento para as primeiras inscrições serem efetivadas.
Mais de 300 participantes que fizeram questão de ser os primeiros a preencher as fichas com os seus dados e pagaram um valor igual ao de 2024. Inscrições que vão continuar abertas, para todos os entusiastas, através do site do Portugal de Lés-a-Lés – clique aqui , com todos os ‘ingredientes’ do que será uma edição que contará com outras novidades no capítulo organizativo.
Desde o inovador check-in digital no dia 7 de junho em Penafiel até à obrigação no respeito pelos horários nas partidas e nos diversos controlos ao longo do percurso.
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