2m38s foi o tempo que demorou a esgotar a KTM RC 8C!

A nova versão da desportiva “track only” RC 8C demorou apenas 2m38s a esgotar e rende à KTM cerca de 8 milhões de euros!

As motos exóticas e de produção muito limitada são, por norma, aquelas que maior interesse despertam nos motociclistas e até nos colecionadores. Muitas motos fabricadas dentro do conceito de produção limitada acabam muitas vezes por ficar guardadas numa garagem para coleção. Mas esse não será de todo o caso da nova KTM RC 8C.

Esta desportiva “track only” foi revista para 2023, com a marca austríaca a introduzir uma série de novidades na RC 8C, conforme a Revista MotoJornal explicou aqui em detalhe.

Depois do sucesso da original RC 8C, a KTM sabia que a segunda geração seria também um caso de sucesso. E não foi preciso esperar muito tempo para se confirmar esse sucesso. Mais propriamente apenas 2m38s!

rc 8cEste foi o tempo que demorou à KTM a garantir que todas as duzentas unidades que serão fabricadas da RC 8C têm proprietário. O processo de aquisição desta moto especial e para uso exclusivo em pista decorreu em formato online, através de um microsite criado para o efeito, e os interessados não demoraram muito tempo para garantir a sua.

As reservas abriram às 15H00 do passado dia 28 de outubro, com os interessados a serem obrigados a depositar na conta da KTM uma quantia a rondar os 2.500€ de forma a sinalizar a sua RC 8C. Quando a moto for produzida, com a colaboração da Kramer Motorcycles, e antes de ser entregue, o proprietário terá de pagar o restante valor para perfazer um PVP de cerca de 40.000€.

Se tivermos em conta estes valores e o tempo que demorou a KTM RC 8C a vender toda a produção da sua desportiva, podemos dizer que é talvez uma das motos mais bem-sucedidas da marca austríaca que receberá um total de 8 milhões de euros. Por outro lado, podemos também perceber que em cada um dos 158 segundos que demorou a vender todas as RC 8C, a KTM recebeu cerca de 50.600€!

rc 8cRecordamos que o interesse nesta RC 8C é enorme, não apenas pelo seu motor bicilíndrico LC8C levado ao extremo e com uma potência de 135 cv às 11.000 rpm, mas também pelo facto desta moto derivar dos projetos desportivos da casa de Mattighofen no Mundial de Velocidade.

O seu quadro treliça, as suspensões WP APEX Pro, sistema de travagem Brembo com pinças Stylema e bomba radial RCS19 Corsa Corta, ou o peso a seco de uns anoréticos 142 quilos, tornam a nova KTM RC 8C numa moto perfeita para explorar no limite em pista.

A juntar a isto temos ainda um pacote aerodinâmico refinado para esta segunda geração, e um sistema eletrónico que permite ao piloto selecionar e ajustar as diversas estratégias de potência e intervenção das ajudas eletrónicas à condução.

Refira-se ainda que, tal como aconteceu em 2021, então em Jerez, a KTM anunciou um plano de entregas especial para gerar maior interesse nos proprietários da nova RC 8C.

Das 200 unidades que serão fabricadas, 30 delas serão entregues aos seus proprietários durante um evento único em pista, no circuito Ricardo Tormo em Valência, onde a KTM Racing irá disponibilizar os seus técnicos e pilotos oficiais para que cada proprietário usufrua de um tratamento igual ao de um piloto de MotoGP durante um fim de semana de Grande Prémio, de forma a encontrarem as melhores afinações para a sua moto.