8 Horas de Suzuka – Honda vence com exibição perfeita

O Team HRC deu à Honda a sua 28ª vitória nas famosas 8 Horas de Suzuka, numa exibição isenta de erros e problemas.

Apesar das dificuldades apresentada no desenvolvimento da versão do Mundial Superbike da Honda CBR1000RR-R Fireblade, a Honda, e mais propriamente o departamento de competição HRC, parecem ter encontrado aquilo que é preciso para fazer a “Blade” ganhar no Mundial de Resistência FIM. Desta feita a superdesportiva nipónica ajudou a equipa oficial Team HRC a regressar ao degrau mais alto do pódio nas famosas 8 Horas de Suzuka.

Com um trio de pilotos composto pelos japoneses Tetsuta Nagashima, Takumi Takahashi e ainda pelo espanhol Iker Lecuona, a fazer a sua estreia na resistência e nas 8 Horas de Suzuka, o fim de semana começou da melhor forma para o Team HRC que logrou a melhor posição na tabela de tempos das qualificações Q1 e Q2.

A performance irrepreensível continuou depois na qualificação de 40 minutos que substituiu o Top 10 Trial, pois a organização da prova decidiu realizar essa sessão mais alongada por causa da chuva que impediu diversos pilotos, dos mais rápidos, de tentarem a sua sorte em qualificação com voltas rápidas.

8 Horas de SuzukaNum ano em que o HRC cumpre 40 anos de existência, a Honda voltou a arrancar para esta icónica corrida de resistência da “pole position”, algo que não acontecia desde 2009, e com Tetsuta Nagashima a ser o “pole man” ao registar novo recorde absoluto de Suzuka com um tempo de 2m04.934s.

Sem qualquer tipo de problemas a assinalar, ou quedas que pudessem comprometer o resultado final, o Team HRC continuou o seu caminho para a vitória de forma perfeita na corrida que se realizou na madrugada de domingo 7 de agosto (hora de Portugal).

Pese embora tenha perdido a liderança da corrida algumas vezes nos momentos iniciais, a Honda #33 foi sabendo construir uma sólida liderança volta a volta, acumulando uma boa margem de segurança para os perseguidores mais diretos que eram a Kawasaki Racing Suzuka 8H (Jonathan Rea, Alex Lowes e Leon Haslam).

8 Horas de SuzukaMas logo à segunda paragem para troca de pneus e reabastecimento, e quando Iker Lecuona se sentou aos comandos da CBR1000RR-R SP Fireblade para o seu primeiro “stint” nas 8 Horas de Suzuka, já a equipa oficial Honda detinha mais de 20 segundos de vantagem para os segundos classificados.

O aparecimento de “safety cars” em pista ajudou a distanciar ainda mais as duas equipas oficiais, e uma queda de Jonathan Rea, sem grandes consequências, acabou com qualquer tipo de dúvidas sobre quem seria o vencedor desta terceira corrida do Mundial de Resistência FIM 2022.

Uma vitória “limpinha” para o Team HRC que assim garante a 28ª vitória da Honda nas 8 Horas de Suzuka e termina com uma “seca” de vitórias que já durava desde 2014.

A discussão pela segunda posição ainda teve alguma animação devido à queda da Kawasaki #10.

Aproveitando o problema da equipa oficial de Akashi para esta corrida, a YART (Karel Hanika, Niccolò Canepa e Marvin Fritz) rapidamente saltou para a segunda posição. Mas em duas horas a Kawasaki voltou a apanhar a YART, e em pista conseguiu mesmo recuperar a segunda posição para não mais a perder até final, garantindo assim mais um pódio nas 8 Horas de Suzuka.

Por outro lado, e quando parecia que teria o pódio à vista, a Yamaha R1 #7 da YART começou a sofrer uma série de problemas que a fizeram descer bastante na classificação. Numa paragem na box um problema no eixo da roda traseiro obrigou a perder muito tempo, e já depois em pista foi a vez de Marvin Fritz exagerar e sofrer uma queda (juntamente com outra R1 da Akeno Speed, obrigando a moto japonesa a regressar à box para ser reconstruída.

Quem aproveitou tudo isto da melhor forma foram os campeões Yoshimura SERT Motul. A equipa que parecia estar em maiores dificuldades por ter perdido por lesão Sylvain Guintoli e por Covid-19 o belga Xavier Simeon, ficando apenas com dois pilotos – Kazuki Watanabe e Gregg Black – acabou mesmo por garantir um saboroso terceiro lugar, que em vista dos resultados das equipas rivais no Mundial de Resistência FIM, permitiu à SERT alargar a vantagem na liderança do campeonato.

Refira-se que as rivais pelo título que está na posse da Yoshimura SERT Motul, terminaram todas mais atrás nas 8 Horas de Suzuka: YART foi 7ª, FCC TSR Honda France foi 10ª, enquanto a BMW Motorrad nem sequer terminou a corrida por problemas na bomba de água da sua M 1000 RR.

Classificação do Mundial de Resistência FIM

1 – Yoshimura SERT Motul – 127 pontos

2 – FCC TSR Honda France – 104 pontos

3 – YART Yamaha – 93 pontos

4 – Tati Beringer Racing – 75 pontos

5 – BMW Motorrad – 64 pontos

A próxima ronda do Mundial de Resistência FIM será a quarta e derradeira ronda da temporada 2022: Bol d’Or, que cumpre os seus 100 anos de existência, de 15 a 18 de setembro e onde o título será discutido!