8 Horas de Suzuka: Minutos finais dramáticos

Viveram-se momentos de desespero nas boxes da Kawasaki quando Jonathan Rea, que liderava a corrida, caiu a 3 minutos de completar as 8 horas. Mas a história não terminou aí…

Na 42ª edição das 8 Horas de Suzuka, a prova que encerra a temporada do Mundial de Resistência 18/19, assistiu-se a um desfecho impróprio para cardíacos, com uma sucessão de acontecimentos nos instantes finais da corrida que levou ao desespero e às lágrimas da equipa Kawasaki Racing Team.

Depois de 5 horas de batalha pela liderança da corrida entre três equipas de fábrica, com apenas cerca de 6 segundos de diferença à passagem da 6ª hora, o motor de uma das motos da Suzuki Endurance Racing Team partiu, faltavam cinco minutos para o fim. E aqui começa a história desta corrida.

Nesta altura era noite escura, chovia sobre o traçado japonês, e Jonathan Rea, da Kawasaki Racing Team, seguia na frente já tranquilo, a gerir o tempo e o esforço, preparando-se para dar a vitória à marca de Akashi. Contudo, de forma “inusitada”, o piloto da moto #10 caiu a cerca três minuto do final da corrida, num momento em que a bandeira vermelha estava levantada. A queda, ao que pareceu óbvio a todos, teve a ver com o óleo deixado em pista pela Suzuki de Etienne Masson, que insistiu em percorrer largas dezenas de metros no asfalto, numa atitude pouco prudente para a segurança dos restantes pilotos que continuavam em prova.

Após a Direção da prova entender alçar as bandeiras vermelhas e dar por concluída a corrida, e com Rea de fora, atribuiu a vitória à Yamaha Factory Racing e aos pilotos Alex Lowes, Michael van der Mark e Katsuyuki Nakasuga, naquela que seria a 5ª vitória consecutiva do construtor e terceira para esta tripla.

Contudo, após um protesto da Kawasaki, a Direção de prova depois de uma consulta aos regulamentos, deliberou atender às razões invocadas, declarando Jonathan Rea, Leon Haslam e Toprak Razgatlioglu vencedores das 8 horas de SUZUKA. Com esta decisão foram relegados para a segunda posição a Yamaha Factory Racing Team de Katsuyuki Nakasuga, Alex Lowes e de Michael van der Mark e para terceiro lugar do pódio a moto da Red Bull Honda do trio de pilotos composto por Takumi Takahashi, Stefan Bradl and Ryuichi Kiyonari.

Com um desfecho emocionante de corrida que ninguém adivinhava, saiu assim vencedora na secretaria a Kawasaki Racing Team.

A Team SRC Kawasaki France, que não foi além da 11ª posição nesta edição de Suzuka, venceu o Campeonato Mundial de Resistência desta época.

Nesta 48ª edição do Mundial de Resistência em Suzuka, em que a Kawasaki não vencia desde 1993, estiveram no circuito a assistir 109.000 espectadores.

Artigos relacionados:

FIM anuncia calendário do EWC para a época 19/20