800.000 euros e 212 cavalos

Álvaro Bautista será a principal arma da Honda no ataque ao mundial SBK.

São estes os números ao redor da contratação de Álvaro Bautista para defender as cores da Honda no mundial Superbike em 2020. O primeiro diz respeito ao valor anual que o espanhol acordou com os japoneses, o segundo será a potência de série do motor que vai equipar a nova moto, que não será um V4 e sim um quatro em linha como os próprios responsáveis da marca revelaram no decorrer da prova do mundial Superbike na passada semana em Portimão.

A moto deverá ser revelada no Salão de Tóquio no próximo mês e a disposição dos cilindros será mesmo a única semelhança com a moto actual, pois tanto o motor como o chassis serão totalmente novos, sendo este baseado no chassis da RC213V de MotoGP. Os 212 cavalos a serem verdade tornarão esta moto na quatro cilindros mais potente na história da Honda e a sua electrónica irá tornar-se a referência no segmento de acordo com os rumores que vão escapando das paredes da casa nipónica.

O nascimento da nova moto e os seus testes secretos estão a ser levados de forma muito séria e inclusivamente estão a ser utilizados pneus da Pirelli no desenvolvimento da moto ao contrário dos habituais Bridgestone normalmente utilizados a pensar nas 8 Horas de Suzuka e no campeonato nipónico de Superbike.

Soube-se igualmente em Portimão que a Honda quer ter duas equipas no ‘paddock’, a principal com sede em Barcelona e junto á estrutura de MotoGP sendo que será o próprio Alberto Puig a assumir a gestão da formação tal como em MotoGP. A segunda equipa deverá continuar a ser a da Althea Mie Racing Team com Alessandro Delbianco a ver Kiyonari ao seu lado, pois com Bautista deverá estar Takumi Takahashi. Juntamente com Álvaro Bautista deverá igualmente rumar á equipa o italiano Giulio Nava, o actual chefe técnico de Bautista, que já esteve com a Honda em MotoGP durante quatro anos.