Mais reconhecida pelos seus feitos nas pistas de asfalto, a verdade é que a Ducati tem vindo a destacar-se em diversas competições off road (fora de estrada). E essa notoriedade tem permitido também aos motociclistas ‘comuns’ beneficiarem de motos de produção que elevam a fasquia da performance e aventura.
Agora, e a pensar no claro reforço do projeto off road que tem vindo a ser implementado há já vários meses, a Ducati confirmou a entrada de Michael Schlabitz, que assumiu desde início deste mês de setembro a função de responsável de vendas do projeto off road.
A sua principal missão, em conjunto com os restantes elementos da sua equipa, será posicionar a Ducati e os seus modelos off road, como a DesertX, numa posição de destaque nos diferentes mercados onde a marca italiana está presente. Outra missão extremamente relevante nesta fase do projeto será criar ativações de marca e permitir que os clientes Ducati possam sentir o que valem os produtos (atuais e futuros) desta gama off road.
Recordamos que a aposta da Ducati nas motos off road é uma visão a longo prazo, com diversas fases de implementação ao longo de um período de diversos anos.
A filosofia de competição da marca vai ser integralmente integrada nos modelos off road, sendo que é destacado pela Ducati que, mais do que nos modelos concebidos para uso em pisos de asfalto, no caso das motos de fora de estrada a ligação aos modelos de competição é ainda maior.
E, por essa razão, as motos que os motociclistas poderão adquirir nos concessionários e desfrutar nos percursos de terra em todo o Mundo serão, efetivamente, motos de competição apenas ligeiramente adaptadas para uso mais convencional.
Esta vertente de motos de competição para os clientes ‘comuns’ inclui uma equipa bastante alargada. Para além da recente inclusão de Michael Schlabitz, o projeto off road conta com Davide Perni como coordenador técnico de R&D, que trabalha em profunda ligação com Pierluigi Zampieri (diretor técnico de veículos).
Do ponto de vista da competição, e conforme se sabe já desde 2023, o projeto off road integra o departamento de competição Ducati Corse sendo nessa vertente liderado por Paolo Ciabatti como diretor geral da Ducati Corse Off Road, tudo isto sempre sob a alçada e ‘olhar atento’ do CEO da Ducati, Claudio Domenicali.
A este respeito, a grande estrela do projeto off road da Ducati é a nova Desmo450MX, a proposta nascida para vencer no Motocross.
A moto tem vindo a ser desenvolvida com a ajuda do mítico Tony Cairoli, que inclusivamente a estreou no Mundial MX na ronda dos Países Baixos, sendo que o piloto Alessandro Lupino tem estado encarregado de pilotar a moto em competição, nomeadamente no campeonato italiano onde lidera, e estará também em pista com a Desmo450MX na derradeira ronda do MXGP em Cózar, Espanha.
A presença da Ducati no Motocross, e mais especificamente no Mundial MXGP, conheceu nos últimos dias uma importante novidade: Jeremy Seewer, piloto suíço, foi confirmado como piloto oficial da equipa que vai competir nas temporadas 2025 e 2026 do MXGP!
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!