Porque é que gostamos tanto de corridas de velocidade? Ou de outras corridas de motos? Porque ficamos acordados para ver um GP do outro lado do mundo, ou porque chafurdamos no Youtube à procura de vídeos de grandes prémios de outros tempos?

Por causa disto. Curva 10, última, do Red Bull Ring, 17.ª volta de 17. Não vemos a bandeira de xadrez na mão do comissário, preparada para ser agitada e marcar o final da primeira corrida da temporada da Red Bull Rookies Cup. Pedro Acosta (37), 16 anos de idade, usa o corpo para evitar que a KTM RC 250 R – igualzinha às dos seus 24 adversários – passe para lá do corrector. Até ali chegar tentou fechar todas as portas na última volta para conquistar a vitória.

Escondido atrás dele – vemos um bocadinho do capacete, com o número 64 -, ainda com esperanças de o ultrapassar, está David Muñoz, 14 anos de idade cheios de sonhos. A vontade era tanta que já está em cima da proibida zona verde (não deveria ser vermelha?).

Daniel Holgado (96), 15 anos, neste momento sabe que já não vai dar.

Uma foto, muitas emoções

Uma corrida condensada num fotograma*. Foi o início de da 14.ª temporada da Red Bull Rookies Cup, que com tantos pilotos tem alimentado o Mundial de Velocidade. Brad Binder em Brno conquistou a 104.ª vitória de um ex-Rookie (ou Rookie para sempre?) num grande prémio. O que demonstra como este viveiro tem resultado, alimentando o Mundial com sangue fresco todos os anos.

Jorge Martin, Joan Mir, Fabio di Giannantonio, Ayumu Sasaki, Stefano Manzi, Raul Fernandez, Kaito Toba, Carlos Tatay, Enea Bastiannini, Darryn Binder, Brad Binder, Lorenzo Baldassarri, Niccolò Antonelli… o que têm em comum? O suor e as lágrimas que deixaram na Red Bull Rookies Cup antes de se tornarem mundialistas. E estes são apenas alguns deles, há muitos mais.

A emoção da competição captada nuns quantos milhões de pixéis, que deles transborda de um modo contagiante. Estes são os pilotos que vão discutir os títulos mundiais daqui a meia dúzia de anos, se tanto. Como Johann Zarco, que foi o primeiro rei dos Rookies, ao vencer a primeira edição em 2007.

Mas antes deste momento houve 17 voltas, com incontáveis ultrapassagens em cada uma delas. É por isso que gostamos da velocidade e das corridas. Esta foto é espectacular pela emoção que transmite, e tínhamos que partilhar.

* Foto da autoria de David Goldman, um dos mais experientes fotógrafos de grandes prémios, e um dos fundadores da Gold&Goose (com Patrick Gosling, estão a ver o jogo de palavras?), a decana agência fotográfica especializada no Mundial de Velocidade (mas não só). Garantidamente, a maioria das fotos de GPs que vêm na internet e nas revistas especializadas têm o ‘carimbo’ Gold&Goose.