InícioNotíciasA Zundapp está de volta e mostra a ZXA Adventure 500!

A Zundapp está de volta e mostra a ZXA Adventure 500!

A marca alemã regressa em grande e apresentou na INTERMOT uma novidade. Aqui ficam os primeiros detalhes da Zundapp ZXA Adventure 500.

-

Quando em 2017 o neto de Fritz Ludwig Neumeyer adquiriu a Zundapp, poucos acreditavam que a marca alemã estivesse efetivamente de regresso às estradas. E, neste caso, também fora delas! Agora sob o domínio de Dieter Neumeyer, a Zundapp surpreendeu todos aqueles que marcaram presença no Salão de Colónia INTERMOT, revelando ao mundo a nova ZXA Adventure 500.

A marca fundada em 1917, mas que apenas adotou o nome Zundapp na sua forma mais conhecida alguns anos depois, há muito que está desaparecida do nosso radar. Agora regressa em grande, com uma proposta para o segmento adventure de média cilindrada, e onde vai encontrar muita concorrência.

Na verdade, e apesar de pouco termos ouvido falar da marca nos tempos mais recentes, a Zundapp já há algum tempo que está a trabalhar no regresso em força ao mercado europeu, tendo focado a sua atividade inicialmente e em exclusivo no mercado germânico, onde já comercializa motos de 50 cc e 125 cc, de origem chinesa.

zundappPorém, com a revelação da nova ZXA Adventure 500 na INTERMOT, a Zundapp parece estar pronta a dar o passo seguinte no seu aguardado regresso, e a moto que foi vista no certame alemão não parece ser apenas um protótipo ainda em fase de desenvolvimento, apresentando já características de uma moto pronta a iniciar produção.

- PUBLICIDADE -

O motor que equipa a nova Zundapp ZXA Adventure 500, moto que também ostenta nas suas carenagens a denominação 530 TT, é um dois cilindros paralelos de 476 cc desenvolvido para cumprir com as regras da carta A2. A potência é por isso de 48 cv.

Mas a ZXA Adventure 500 apresenta ainda outras características que poderão vir a tornar este modelo num sucesso.

zundappO seu design, não há como fugir a isso, vai buscar clara inspiração à Ducati Multistrada, com uma ótica frontal e um generoso bico dianteiro que faz lembrar claramente a maxitrail de Borgo Panigale.

A aparência desta novidade Zundapp segue as mesmas linhas de design atualmente tão populares no segmento de aventura de média cilindrada.

Depois temos de contar com detalhes como o para-brisas ajustável em altura, painel de instrumentos TFT, iluminação LED, ou ainda componentes de ciclística que permitem algumas aventuras “off-road” como as jantes de raios e pneus mistos, embora tenham a medida de 17 polegadas, forquilha invertida com bainhas de diâmetro generoso para maior resistência, ou ainda o sistema de travagem com discos recortados.

zundappNa unidade exposta na INTERMOT, a Zundapp instalou ainda um conjunto de malas em alumínio, proteções de motor e ainda confirmou que o peso do conjunto será de 196 kg a cheio, o que não surpreende tendo em conta que o depósito de combustível de ângulos bem vincados tem capacidade para transportar 18 litros de gasolina.

- PUBLICIDADE -

As informações atualmente disponibilizadas pela Zundapp apontam para que esta ZXA Adventure 500 que vimos na INTERMOT seja apenas um protótipo, e que a moto será alvo de pequenas modificações antes de atingir a versão final de produção que ficará depois disponível na Alemanha, e, esperamos, que também fique disponível noutros mercados europeus para se juntar a um segmento bastante concorrido.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos acompanhar de perto a evolução do regresso da Zundapp aos mercados internacionais, e mais especificamente ao lançamento da versão de produção deste protótipo ZXA Adventure 500. A não perder!

- PUBLICIDADE -