Abu Dhabi Desert Challenge – Vitória de Sam Sunderland

O piloto britânico ofereceu mais um grande resultado à GasGas. Sam Sunderland vence o Abu Dhabi Desert Challenge.

Com uma performance que lhe garantiu o degrau mais alto do pódio na quinta e última etapa do Abu Dhabi Desert Challenge deste ano, o piloto Sam Sunderland ofereceu à equipa GasGas Factory uma merecida, mas complicada vitória naquela que foi a segunda prova da temporada do Campeonato do Mundo FIM Rally Raid.

O piloto britânico venceu a derradeira etapa do ADDC ao terminar com 34 segundos de vantagem sobre o segundo classificado do dia, Ricky Brabec (Monster Energy Honda Team). Assim, Sunderland garantiu que ficava a salvo de qualquer ataque à sua liderança. Aos comandos da GasGas RC 450F, termina a corrida após quase 17 horas de competição contra o relógio.

Abu Dhabi Desert ChallengeSam Sunderland fecha as contas do Abu Dhabi Desert Challenge com um total de 16H54m24s, o que lhe garante a vitória com uma vantagem de 1m08s sobre Ricky Brabec, que fica então com a segunda posição na classificação geral do rali.

O degrau mais baixo do pódio fica para Pablo Quintanilla (Honda), que ficou a menos de um minuto do seu companheiro de equipa e assim fecha o “top 3” do Abu Dhabi Desert Challenge.

Leia também – Yamaha abandona o Dakar e os Cross-Country!

Na derradeira etapa da prova disputada nas escaldantes areias de Abu Dhabi, Sam Sunderland arrancou com uma pequena margem de 23 segundos para Brabec. Os últimos 371 km da quinta etapa seriam decisivos. Mas o piloto da GasGas não deixou para o fim a decisão da vitória.

Logo ao quilómetro 83, Sam Sunderland assumiu a liderança da 5ª etapa, e a partir daí foi esticando a sua vantagem até chegar à meta e assim festejar pela segunda vez a vitória esta temporada e aumentando para 17 pontos a sua vantagem na classificação do Campeonato do Mundo FIM Rally Raid.

Abu Dhabi Desert Challenge“Sabe tão bem conseguir a vitória!”, começa por dizer Sam Sunderland poucos minutos depois de garantir a vitória na última etapa e na geral do Abu Dhabi Desert Challenge.

“Abu Dhabi é sempre uma corrida complicada com a estratégia e isso foi ainda mais notório este ano, pois toda a gente estava com o ritmo certo. Se começávamos uma etapa mais atrás não conseguíamos recuperar tempo mesmo a dar tudo por tudo, por isso foi mesmo um enorme desafio. Foi uma corrida dura fisicamente, em parte devido ao ritmo, mas por causa do calor também, para além de ter acontecido tão perto do Dakar. Sabe bem conseguir outra vitória e aumentar a minha vantagem no campeonato. O plano é continuar nesta forma e manter o momento na terceira prova”, conclui Sam Sunderland.

Quanto a Joaquim Rodrigues Jr. (Hero Motorsports Rally Team), o único português em prova nas Motos, estamos a aguardar a publicação oficial dos resultados finais oficiais para poder informar qual foi posição final. Na penúltima etapa, “JRod” tinha conseguido subir ao quinto posto da classificação geral do Abu Dhabi Desert Challenge.

Abu Dhabi Desert ChallengeMesmo em dificuldades físicas depois de bater com a cabeça, partir os óculos, e ficar a sangrar do nariz, o piloto natural de Barcelos lutou com as suas forças e terminou a penúltima etapa em grande estilo, tendo então partido para o dia final com o objetivo de reforçar então o seu “top 5”.

Joaquim Rodrigues Jr. já terminou a sua participação nesta edição do ADDC.

Poucos minutos após cruzar a meta, a equipa Hero Motorsports Rally Team publicou um pequeno vídeo onde o piloto português assume a satisfação com o resultado e a sua performance ao longo dos cinco dias de prova. Sem esconder o cansaço provocado por mais uma longa corrida de rally-raid, Joaquim Rodrigues Jr. mostra-se também satisfeito com a presença de Ross Branch e Franco Caimi na estrutura da marca indiana.

Fique atento a www.motojornal.pt pois iremos atualizar assim que possível este artigo com os resultados completos e oficiais do Abu Dhabi Desert Challenge, nomeadamente a posição final de Joaquim Rodrigues Jr.

ATUALIZAÇÃO

Os resultados finais já foram divulgados e já é possível confirmar a posição final de Joaquim Rodrigues Jr. O português fechou a derradeira etapa com pouco mais de 5 minutos de atraso para o vencedor Sam Sunderland. Na classificação geral, JRod fecha as contas do Abu Dhabi Desert Challenge com 10m10s de atraso para o vencedor da prova, e, infelizmente, não conseguiu aguentar a quinta posição conquistada na penúltima etapa e desce para 6º.

Abu Dhabi Desert Challenge2022 Abu Dhabi Desert Challenge – 5ª Etapa (classificação provisória)
1. Sam Sunderland (GASGAS) 2:20:57
2. Ricky Brabec (Honda) 2:21:31
3. Matthias Walkner (KTM) 2:22:08

2022 Abu Dhabi Desert Challenge – Classificação Geral (provisória)
1. Sam Sunderland (GASGAS) 16:54:24
2. Ricky Brabec (Honda) 16:57:32
3. Pablo Quintanilla (Honda) 16:58:20

Classificação do Campeonato do Mundo FIM Rally Raid (após duas provas)
1. Sam Sunderland (GASGAS) 63 pontos
2. Pablo Quintanilla (Honda) 46 pontos
3. Matthias Walkner (KTM) 35 pontos