Açores recebe Nacional de Enduro

O Arquipélago dos Açores recebe a próxima jornada do Campeonato Nacional de Enduro. Será na Ilha de São Miguel.

Depois da abertura da nova temporada em Tábua, é a vez dos Açores receber o Campeonato Nacional de Enduro para aquela que será a sua segunda prova da época. Nesta ocasião já está tudo apostos em Ribeira Grande, na bonita ilha de São Miguel, para receber o pelotão do Enduro, para dois dias de competição, entre 12 e 13 de Março.

A prova é organizada pelo Grupo Desportivo Comercial e marca o regresso do campeonato à ilha açoreana, depois de uma ausência de 22 anos – a última vez que o campeonato esteve nos Açores foi em 1999.

Nesta ronda, a prova prevê trilhos nos concelhos de Lagoa, Ribeira Grande e Ponta Delgada, num percurso com cerca de meia centena de quilómetros, que foi meticulosamente preparado pela organização. O mesmo se passa com as três especiais que serão decisivas para o resultado final em ambas as jornadas.

A Enduro Test terá um total de 3500 metros, a Cross Test 3400 metros e a Extreme colocará os pilotos á prova durante 1300 metros. A Zona de Assistência estará localizada no Terreiro Monte Verde na Ribeira Grande, local onde estará igualmente o paddock da competição.

Quanto a localizações das especiais, a Cross Test será desenhada na Pista Soluções M a Extreme junto à Cascalheira Marques e a Enduro Test no recinto da especial do Azores Rallye, estando devidamente assinalado o percurso até às mesmas.

Desportivamente, Diogo Ventura regressa aos Açores para defender a liderança do campeonato e, depois da vitória em Tábua, cabe ao campeão nacional defender dois pontos de margem face a Luis Oliveira.

Pedro Garcia venceu a Open em Tábua e enfrenta a dupla ronda açoreana com três pontos de vantagem sobre Frederico Rocha, Fábio Costa venceu os Verdes na sua estreia no Enduro mas, não sendo certa a sua presença em todas as provas do campeonato, poderá mesmo entregar a liderança da classificação no final desta que é a primeira ronda dupla do ano. Esta também será a prova onde Rita Vieira irá tentar manter o comando da classificação feminina. Entre os Veteranos é Gil Carmo o primeiro classificado e Paulo Miranda o melhor nos Super-Veteranos.

Horário – Campeonato Nacional de Enduro – Açores

11 Março 2022 
16:00h – Verificações Documentais, administrativas Classes ELITE, OPEN e SENHORAS
17:00h – Verificações Documentais, administrativas Classes VERDES I e VERDES II
18:00h – Verificações Documentais, administrativas Classes VERDES III, VETERANOS e SUPER VETERANOS
19:00h – Verificações Documentais, administrativas Classes PROMOÇÃO e HOBBY
17:00h às 21h00 – Verificações Técnicas
19:30h – Publicação da Lista de Participantes no quadro oficial de afixação – Secretariado

12 Março 2022 
9:00h – Partida do 1.º concorrente
15:30h – Afixação de Resultados

13 Março 2022 
8:00h – Partida do 1.º concorrente
15:00h – Afixação de Resultados
Fonte: FMP

Outros artigos:

Diogo Ventura vence o Enduro de Tábua

Mototurismo: Azores Rallye 2020 – Longitude 009