Adrien van Beveren assina pela Monster Energy Honda

O piloto francês reforça a estrutura oficial Monster Energy Honda a pensar no Dakar 2023. Adrien van Beveren é o novo piloto da estrutura liderada por Ruben Faria.

Com a Yamaha a dissolver por completo o seu projeto de todo-o-terreno nos ralis cross-country, ficou claro que alguns pilotos de renome estariam livres para assinar por novas equipas. Ross Branch, o sempre rápido piloto do Botswana, assinou já pela equipa Hero Motorsports. E agora ficámos a saber que Adrien van Beveren assina pela Monster Energy Honda, equipa liderada pelo português Ruben Faria.

A surpresa desta confirmação oficial acaba por ser “estragada”, pois já na lista de inscritos para o Rali da Andaluzia, entretanto adiado para depois do verão devido ao calor intenso que se vive em Espanha e risco elevado de incêndio e seca, já o piloto francês aparecia como inscrito na Monster Energy Honda.

Aos 31 anos, e depois de ser um dos nomes em destaque no Rali Dakar aos comandos de motos da Yamaha, Adrien van Beveren junta-se à formação japonesa e terá como companheiros de equipa confirmados o americano Ricky Brabec, e ainda os chilenos José Ignacio Cornejo e Pablo Quintanilla.

E o que vai acontecer a Joan Barreda?

Adrien van BeverenDe momento nem a Monster Energy Yamaha nem o próprio Barreda revelam qualquer informação sobre se vão continuar ligados. Sabemos que o piloto espanhol, que tantas etapas tem vencido no Dakar ao longo dos anos devido à sua rapidez pura, o que muitas vezes acaba por também prejudicar levando a quedas e abandonos, tem estado a cumprir um programa de recuperação de várias lesões que é mais conservador.

Há poucos dias Joan Barreda partilhou nas redes sociais aquelas que são as primeiras fotos desde que obteve a autorização para voltar a andar de moto, e nessas fotos de uma sessão de treinos aparece vestido com as cores oficiais da equipa Honda e aos comandos de uma moto japonesa.

O futuro de Joan Barreda na Monster Energy Honda está claramente em dúvida, e para já Ruben Faria não abre o jogo.

Mas o manager português já fala sobre a nova contratação de peso para a equipa. Adrien van Beveren é um piloto que claramente vem reforçar a equipa “E estamos muitos satisfeitos com esta confirmação e já completámos os primeiros testes com ele e a 450 CRF Rally. Existe uma grande harmonia na equipa e tenho a certeza que o Adrien vai ajudar-nos a atingir os nossos objetivos a nível competitivo”, afirma Ruben Faria.

Com dois quartos lugares no Rali Dakar (2017 e 2022), Adrien van Beveren também se mostra satisfeito por resolver o seu futuro e por se ligar agora à formação oficial Monster Energy Honda:

“Estou realmente feliz e entusiasmado com esta oportunidade. Sinto um grande orgulho por me tornar um piloto Honda, visto que o HRC é a referência na competição. Tenho a certeza que será uma experiência incrível. Sentar-me numa moto vermelha são boas memórias, visto que eu tive uma Honda aos 8 anos! E por outro lado é ótimo ter a Monster Energy na equipa, pois sou piloto deles há dez anos”.