Uma década e meia depois, Portugal voltará a estar representado na Red Bull MotoGP Rookies Cup. Afonso Almeida superou o desafio de seleção e foi convidado a integrar o lote de pilotos que participará em 2026 neste campeonato que faz parte do programa ‘Road to MotoGP’ e que visa descobrir e formar novos talentos na velocidade.
O processo de seleção levou 113 pilotos oriundos de 38 países ao circuito de Guadix, onde durante três dias desta semana deram o seu melhor para chegar ao objetivo de estar na grelha da ‘Rookies Cup’ no próximo ano.
Entre estes estavam dois portugueses, Afonso Almeida e Martim Marco, com o primeiro a conseguir superar o desafio. Afonso Almeida foi um dos oito pilotos selecionados para participar neste campeonato no próximo ano. Tanto Afonso Almeida como Martim Marco já tinham estado no processo de seleção em Guadix no ano passado, mas sem sucesso.
Lista de novos pilotos para 2026
Travis Borg (Malta)
Fernando Bujosa (Espanha)
Afonso Almeida (Portugal)
Cristian Borrelli (Itália)
Carlos Cano (Espanha)
Mateo Marulanda (Colombia)
Tibor Varga (Hungria)
Archie Schmidt (Austrália)
O piloto português de 16 anos de idade, e que está prestes a celebrar o título nacional de PréMoto3, levará a bandeira portuguesa de regresso à Red Bull MotoGP Rookies Cup depois de uma longa ausência. O único piloto português a participar neste campeonato foi Ivo Lopes. Aconteceu nas temporadas de 2011 e 2012, tendo sido 8.º e 10.º, respetivamente, e tendo conquistado três pódios. Antes, em 2008, Miguel Oliveira foi convidado a participar em apenas três rondas dessa temporada, tendo vencido duas delas.

‘Escola’ de campeões
A Red Bull MotoGP Rookies Cup começou em 2007, e desde então já por lá passaram centenas de pilotos com o sonho de chegar a MotoGP. Muitos deles conseguiram e vários tornaram-se mesmo campeões mundiais. Aliás, em oito das últimas 10 temporadas de Mundial de Velocidade, os campeões de Moto3 eram ex-Rookies. E em 2024, o campeões das três categorias vieram da Red Bull MotoGP Rookies Cup. Jorge Martin em MotoGP (campeão da Rookies Cup em 2014), Ai Ogura em Moto2 e David Alonso em Moto3 (campeão da Rookies Cup em 2021).
Outros campeões mundiais como Johann Zarco, Pedro Acosta ou Joan Mir, entre muitos outros, tiveram também os seus primeiros sucessos internacionais na Red Bull MotoGP Rookies Cup.
O calendário de 2026 deste campeonato, que acompanha os grandes prémios de MotoGP, ainda não foi anunciado. Desenrola-se apenas em solo europeu e deverá ter início no GP de Espanha, de 25 a 27 de Abril.
Ao Afonso Almeida a Motojornal deixa votos de grande sucesso nesta grande passo na sua carreira.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. E siga-nos no Canal Oficial da Revista Motojornal no WhatsApp para receber todas as notícias atualizadas diretamente no seu telemóvel de forma ainda mais prática!
