Africa Eco Race – 10.ª etapa: Luis Oliveira penalizado

Paolo Ceci

Na 10.ª etapa da Africa Eco Race, que continuou a decorrer nas dunas da Mauritânia, Luis Oliveira foi partilhando a liderança no scratch com Paolo Ceci e no final foi o mais rápido na especial de 408 km, batendo Paolo Ceci por quase quatro minutos.

Porém o piloto português acabaria penalizado com 23 minutos por aparentemente, tal como aconteceu na 7.ª etapa, ter falhado um waypoint, descendo para 3.º.

Luis Oliveira

A vitória foi atribuída a Paolo Ceci, a quinta do piloto italiano, com Simone Agazzi a terminar em segundo, apesar de uma penalização de 3 minutos.

Rui Oliveira foi o 4.º classificado, terminando a 58’04 do vencedor.

Para João Rôlo foi o fim do sonho de chegar a Dakar: o piloto da Anadia sofreu ontem mais uma penalização, e acabaria por não poder arrancar para esta etapa, por acumulação de penalizações (quatro).

Em termos de classificação geral, quando faltam apenas duas etapas para o final da prova, Paolo Ceci lidera, agora com 1h09’49 de vantagem sobre Luis Oliveira.

A probabilidade de virmos a ter dois portugueses no pódio em Dakar é grande: Rui Oliveira subiu hoje à 3.ª posição da geral, depois de problemas nesta etapa para Martin Benko, a que se somou uma penalização, que levaram o eslovaco a cair para o 11.º lugar da tabela. Rui Oliveira tem cerca de 2 horas de vantagem sobre o 4.º, que é agora o norueguês Felix Jensen.

O norueguês mais famoso da prova, Pal Anders Ullevalseter, voltou a não terminar a etapa.