África Eco Race: João Rolo abandona. Oliveira continua em 2º lugar

A 9ª etapa da edição do África Eco Race ficou marcada pelo abandono do piloto de Anadia João Rolo. O piloto da KTM terminou a etapa de ontem na 24ª posição, mas o excesso de penalizações ao longo da prova, ditou o seu abandono.

Após o enorme esforço e dedicação, João Rolo viu-se obrigado ontem a abandonar a prova, depois de ter acumulado várias penalizações ao longo das etapas do África Eco Race. Um final nada satisfatório para os seus adeptos que têm agora que esperar pelo próximo ano para verem o seu piloto em acção nesta prova.

Imagem: Agência Aifa

Quem continua em grande forma é Luís Oliveira que terminou a etapa realizada ao redor de Amodjar na terceira posição e continua seguro no segundo lugar da classificação geral. “Oliveirinha” disse que “esta foi uma boa etapa mas difícil com grandes dunas para atravessar. Abri a pista durante 50 km, caí duas ou três vezes então optei por deixar o Agazzi passar e segui-o até ao final.”

A equipa foi ganha por Pal Andres Ullelaseter que, na sua KTM, deu um ar da sua graça, isto se avaliarmos que se encontra actualmente na 23ª posição da geral. Mesmo assim, revelou no final que “foi uma grande especial, especialmente quando se arranca de trás e quando é fácil de seguir os outros. As dunas foram incríveis, foram difíceis mas estou feliz por estar de volta e de continuar a aventura.”

No segundo lugar na etapa ficou o piloto da Honda, Simone Agazzi. Este revelou no final “Jean-Louis Schlesser disse que esta era a etapa mais dura do rally, por isso estou bastante contente por terminar em 2º, especialmente porque preparei eu próprio a minha moto.” Recorde-se que o italiano tinha sofrido com problemas de motor o que o obrigou a perder um dia a repará-lo. Quanto a Rui Oliveira, na Yamaha, chegou a Amodjar no 7º posto, estando agora na 4ª posição da geral.

A prova continua hoje com a realização da 10ª etapa, a ser disputada entre Amodjar e Akjoujt, num total de 453 km, sendo a Especial uma extensão de 408 km. O África Eco Race irá terminar no próximo dia 14, domingo, quando se disputar a derradeira etapa, no Senegal.