África Eco Race: Luís e Rui Oliveira em destaque

A 4ª Etapa do África Eco Race voltou a premiar a ousadia e audácia dos pilotos portugueses. Luís Oliveira subiu para a 2ª posição e Rui Oliveira para o 3º posto. Na frente, mantém-se o italiano da KTM Paolo Ceci.

Esta foi a etapa mais longa, desde que a prova teve início e uma de maior extensão da edição deste ano. Desta feita, os concorrentes rodaram alguns km junto ao Oued Draa, num piso salteado por muita pedra solta e alguma areia, tudo misturado com muita navegação. Após esse início, nova entrada no Sul do deserto de Marrocos, o que constituiu uma mudança drástica em termos de cenário e de condução. A partir de então passou a ser a velocidade o que menos importava, já que a organização preparou uma etapa onde o road-book era essencial para um bom resultado final, isto apesar de terem sido colocadas várias balizas ao longo do trajecto de modo a auxiliar os concorrentes. Antes de atingirem o final da Etapa, os concorrentes tiveram ainda que atravessar uma duna, até atingirem o bivouac en Fort Chacal.

No final, o líder continuava a ser Paolo Ceci que revelou que foi uma etapa difícil com navegação, mas que consegui cumprir sem erros. Pilotei com o Oliveira durante 30 km até chegar à chegada. Em termos físicos, sinto-me bem, mas estou desapontado pois não consegui competir com Ullevalseter.”

Luís Oliveira, por seu turno, terminou a etapa encontra-se na 2ª posição, cimentando desta forma o seu segundo posto na classificação geral. No final, Oliveira revelou que Ainda estou a aprender. Foi um bom dia para mim, Passei o Ceci depois de 40 km de prova e abri a pista durante algum tempo. Depois perdi-me e acabei por encontrar os trilhos do Paolo Ceci até à chegada.”

Quanto a Rui Oliveira, o piloto sofreu um descida de duas posições nesta etapa, quedando-se pelo sétimo posto, mas mesmo assim mantém o 3º lugar da geral. João Rolo encontra-se na 22ª posição.

Para hoje, dia em que se irá disputar a 5ª etapa, os concorrentes irão percorrer 582 km, desde que saírem de Fort Chcal, até atingirem Dakhla. A Especial do dia terá uma extensão de 436 km, entre Layoun e Bir Anzarave, seguindo-se uma ligação de 175 km até Dakhla.