Akihiro Daido nomeado presidente da Honda Portugal

A Honda Motor Europe nomeou um novo presidente para sua presença no mercado ibérico. Akihiro Daido assume a presidência da Honda Portugal e Espanha.

Akihiro Daido
Akihiro Daido foi nomeado novo Presidente da Honda Motor Europe para Portugal e Espanha,

A Honda Motor Europe acaba de anunciar uma alteração importante na sua estrutura diretiva na Península Ibérica. Miu Kato, que tinha sido nomeado presidente da Honda Portugal e Espanha e ocupava esse cargo desde abril de 2020, é agora substituído no início de 2022 por Akihiro Daido, que passa assim a assumir a responsabilidade de implementar as mais diversas estratégias para o setor das motos e dos automóveis em Portugal e Espanha, sendo que no nosso país fica apenas com a “pasta” das duas rodas.

Akihiro Daido será um presidente com uma larga experiência no mercado europeu. De 1998 a 2007 esteve ligado à área de Vendas do construtor japonês em países como Alemanha, Holanda e ainda Espanha.

O novo presidente da Honda Portugal e Espanha não é um total desconhecedor do comportamento e necessidades dos mercados ibéricos. Na realidade, entre 1998 e 2002 foi coordenador de Vendas da Honda Espanha Automóveis, pelo que este será agora um regresso a uma área que conhece bem e que procurará ajudar a reforçar com novas ideias.

Akihiro DaidoO novo presidente da Honda Portugal é apresentado como uma personalidade verdadeiramente internacional, conjugando pensamentos de culturas tão distintas como a japonesa ou a americana. Akihiro Daido nasceu em Osaka e é formado em Línguas e Estudos Locais pela Universidade de Estudos Estrangeiros de Osaka. A sua ligação à Honda remonta a 1992 e desde então desenvolveu um perfil internacional ligado principalmente à área de Vendas.

Depois de um ano nos Estados Unidos, onde participou na implementação de ajustes de produção neste país após a crise de 2007, tornou-se, em 2011, Diretor-Geral Sénior da Divisão de Vendas de Automóveis e Pós-Venda para o Médio Oriente e África, no Dubai. Foi também sob a sua orientação enquanto da Honda Automóveis da África Ocidental que a marca instalou e colocou em funcionamento a primeira fábrica de montagem de veículos no continente africano desde 2013.

Com toda esta experiência acumulada de três décadas de ligação à Honda Motor que Akihiro Daido assume agora o cargo mais importante para o setor das duas rodas da marca em Portugal e Espanha. O presidente da Honda Portugal refere que a marca tem de “Manter a liderança do mercado das motos em Portugal e Espanha, ao mesmo tempo que se promove a estratégia e a visão da Honda no processo de eletrificação de mobilidade que a empresa está a implementar na Europa”.

Para isso, o Daido san considera que “é essencial ter uma boa comunicação com todas as partes interessadas, com destaque para os Clientes, a Rede de Concessionários e os Colaboradores”.