Akrapovic apresenta barras de proteção em titânio para a BMW R 1250 GS

O fabricante esloveno Akrapovic aventura-se nos acessórios e apresenta barras de proteção em titânio para a BMW R 1250 GS.

Akrapovic

Mais conhecida pelos seus sistemas de escape fabricados em titânio e fibra de carbono, a Akrapovic, marca fundada em 1990 por Igor Akrapovic na Eslovénia, decide agora aventurar-se num novo segmento dentro do mercado de acessórios para motos. As novas barras de proteção em titânio da Akrapovic para a maior das GS são resistentes e leves. Mas também têm um preço a condizer.

Os proprietários da popular BMW R 1250 GS têm por hábito adquirir diversos sistemas de proteção para as suas motos, acessórios imprescindíveis para explorar a maxitrail de Munique nos percursos “off-road” sem receio de danificar em demasia os componentes mecânicos.

Mas numa moto de grande porte e que por consequência apresenta também um peso considerável, a decisão de adicionar acessórios acarreta sempre uma penalização sob a forma de adicionar ao conjunto mais alguns quilos de metal.

AkrapovicMas as barras de proteção da Akrapovic para BMW R 1250 GS são fabricadas em titânio, esse metal precioso e que garante grande resistência aos impactos sendo ao mesmo tempo mais leve do que o aço.

Para a conceção destas barras de proteção em titânio, a Akrapovic utiliza os seus métodos de fabrico inovadores, como o “hydroforming”, uma técnica que permite moldar as curvas dos tubos recorrendo à pressão da água, obtendo tubos que adotam formas mais complexas sem perder a resistência.

As soldaduras são TIG para garantir um “look” mais exótico e um acabamento perfeito. Para além de que a Akrapovic garante que as suas barras de proteção para BMW R 1250 GS são mais resistentes à corrosão.

AkrapovicA Akrapovic garante que a redução de peso é significativa em comparação com as convencionais barras de proteção em aço inoxidável. No caso das barras inferiores, o peso é de 3,88 kg e as barras superiores pesam 2,38 kg. Isto significa que caso o proprietário instale o conjunto completo de barras da Akrapovic, a R 1250 GS ficará a pesar mais 6,26 kg. Um compromisso aceitável tendo em conta a proteção que se obtém com a instalação destes acessórios.

Claro que sendo a Akrapovic uma marca “premium” e o material usado o titânio, o preço destes acessórios é algo elevado. De acordo com as informações que conseguimos obter, o conjunto de proteções inferiores custa 1.475€, enquanto as superiores custam 1.082€.

Os conjuntos podem ser adquiridos em separado, o que ajuda sempre no momento de uma queda e caso seja necessário substituir alguma peça, e são compatíveis com os modelos R 1250 GS de 2019 a 2022.