Álex Marquez renova com Marc VDS

Álex Márquez renovou mais um ano com a Marc VDS para aquela que deverá ser a sua última temporada de Moto2.

Álex Márquez
Alex Marquez

Álex Marquez renovou com a Estrella Galicia 0,0 Marc VDS por mais um ano. Assim, com subida prevista a MtoGP em 2021, o piloto espanhol cumprirá toda a sua carreira de Moto2 na equipa belga; Marquez subiu à categoria Moto2 com a Marc VDS em 2015 depois de conquistar o título de Moto3.
Actualmente na liderança do campeonato de Moto2, o mais novo dos manos Marquez tem planeada a subida a MotoGP em 2021. Como parte desse objectivo, o espanhol teve nas mãos um contrato com a Petronas Sprinta Racing; o plano era fazer sua última temporada de Moto2 em 2020, e depois no ano seguinte entrar em MotoGP com a Petronas Yamaha SRT. O plano era Álex Marquez ocupar o lugar de Fabio Quartararo que, especula-se, irá para a Monster Energy Yamaha MotoGP após a reforma de Valentino Rossi – se este realmente se retirar no final do seu segundo ano de actual contrato com a Yamaha, no final de 2020.

Álex Márquez vetado pela Yamaha?

Porém, alegadamente, esse plano foi furado pela Yamaha, que não escolhe os pilotos da equipa malaia, mas tem poder de veto. E aparentemente foi isso que aconteceu: a Yamaha vetou o nome do piloto espanhol. O assunto já tinha vindo à baila no ano passado, quando Marc Marquez declarou à televisão italiana Sky Sport que Lin Jarvis lhe disse que «não haverá possibilidade de ver um Marquez na Yamaha; o Managing Director da Yamaha Motor Racing negou falado com Marc ou ter dito isso, mas acrescentou que «ter o seu irmão [Álex Marquez] na Yamaha enquanto que ele é piloto Honda, uma equipa que é a nossa principal rival, seria estranho».
A esmagadora dos pilotos de MotoGP verá os seus contratos terminar no final de 2020, pelo que em breve começaremos a assitir à habitual dança das cadeiras.