Alpinestars roubou patente á Dainese

A batalha judicial tem alguns anos e em vários países que não apenas a Alemanha.

A batalha judicial foi longa e parecia ser quase que interminável, mas o Tribunal de Apelação de Munique deliberou que a Alpinestars roubou uma das patentes da Dainese (EP 2 412 257 B1) no que diz respeito ao sistema D-Air, o ‘airbag’ da marca. Uma decisão que vem reforçar a decisão do Tribunal de Primeira Instância de Munique que já anteriormente assim tinha deliberado.

Anteriormente o Tribunal de Patentes da Alemanha tinha igualmente deliberado que em 2017 a Alpinestars tinha roubado duas das patentes do sistema D-Air da Dainese, veredicto que a Alpinestars apelou. Agora, depois de mais um veredicto negativo a Alpinestars pode ainda recorrer para o Supremo ou retirar os seus produtos do mercado alemão, podendo eventualmente ter que compensar a Dainese pela venda dos seus produtos com sistema Tech-Air.

Este poderá ser apenas o arranque de uma série de pareceres que podem deixar a batalha pelos produtos com ‘airbag’ nas mãos da Dainese, pois estão a decorrer processos em Itália, Inglaterra e França e caso venham a ter resultados semelhantes a Dainese fica na linha da frente de uma tecnologia que muitos consideram como a mais avançada de sempre depois da invenção do capacete. Estas inovações são já comercializadas por ambas por outras marcas, sendo que também a Ixon tem já em desenvolvimento o seu próprio sistema de ‘airbag’ – que é utilizado por Miguel Oliveira no mundial MotoGP – solução que os franceses consideram ser a mais evoluída devido á facilidade de substituição em caso de actuação do sistema.