Alpinestars Supertech R10 – O novo capacete de competição

A marca italiana vai estrear em 2023 um novo capacete de competição. Veja aqui os primeiros detalhes do novo Alpinestars Supertech R10.

Mais conhecida pelos seus equipamentos de estrada, pista ou off-road, a Alpinestars tem também alguma experiência ao nível dos sempre importantes capacetes. Mas até agora a marca italiana apostava no segmento off-road com os modelos Supertech SM10 e SM8. Porém, a aposta este ano foca-se na competição, com a chegada do novo capacete Supertech R10.

Esta novidade da Alpinestars foi, até agora, poucas vezes vista em público. A única oportunidade que tivemos de conhecer um pouco melhor o Supertech R10 foi durante os testes oficiais de MotoGP no circuito de Misano, quando o piloto Andrea Dovizioso entrou em pista com o protótipo do capacete ainda sem qualquer decoração, deixando à vista a sua calota fabricada em fibra de carbono.

Porém, esse foi apenas o início da aventura da Alpinestars nos capacetes de estrada, e neste caso específico para competição, sendo que desde então já conseguiram garantir que alguns pilotos de renome mundial utilizem o novo Supertech R10 em 2023.

Um desses pilotos será o espanhol Jorge Martin (Prima Pramac Ducati).

Apesar da apresentação da sua equipa na categoria rainha ainda não ter acontecido, a verdade é que já ficámos a conhecer o seu novo capacete através de uma publicação na rede social Instagram, já com as decorações exclusivas concebidas pela Starline Designers que, tal como Jorge Martin, não perdeu a oportunidade para revelar ao mundo o orgulho no seu trabalho decorativo.

Sendo que a Alpinestars ainda não divulgou nenhuma informação técnica do novo Supertech R10, apenas podemos utilizar as imagens disponíveis para tentar perceber melhor o que a marca italiana esteve a trabalhar em segredo e agora veremos nas cabeças de alguns dos melhores pilotos de motos do mundo.

O primeiro grande destaque será a sua forma aerodinâmica. A calota, que, como referimos, é fabricada em fibra de carbono para garantir resistência, mas também leveza, segue a tendência geral dos capacetes mais focados na competição em circuitos.

Uma calota que se prolonga na secção posterior para um spoiler que tem como objetivo minimizar o coeficiente de arrasto do capacete, mas também maximizar a estabilidade a alta velocidade suavizando o fluxo do ar sobre as costas do piloto e traseira da moto.

supertech r10Na parte superior encontra-se posicionada uma grande entrada de ar. Em vez de estar posicionada mais perto da viseira, como por vezes acontece em capacetes desportivos, esta entrada de ar central fica posicionada mais no topo do capacete, na zona em que existirá maior pressão de ar quando o piloto se encontra “escondido” atrás do para-brisas da sua moto.

Ainda em termos de circulação e entrada de ar fresco para o interior do Alpinestars Supertech R10, convém também referir que existem aberturas na parte superior da queixeira.

Outro ponto que visualmente causa maior impacto será o desenho de toda a parte inferior ou abertura para a cabeça. Outros fabricantes já desenvolveram capacetes mais “extremos” ou para uma utilização mais extrema em pista desenhando uma parte inferior mais adaptada a uma posição específica em cima da moto a alta velocidade.

No caso do capacete Alpinestars Supertech R10, essa zona do capacete adota uma forma mais vincada, tanto na parte traseira de forma a encaixar melhor no fato do piloto, como também nas laterais, com pequenas secções mais “cavadas”. Podemos assumir que, e até porque estamos a falar de Jorge Martin, um dos pilotos com uma posição em curva mais extrema, a Alpinestars procurou assim garantir que o capacete é mais confortável quando o piloto inclina o corpo em curva.

De momento a Alpinestars não faz qualquer tipo de comentário sobre o novo capacete de competição Supertech R10. Provavelmente teremos de aguardar pelo início da temporada de MotoGP para ficarmos a saber mais alguma informação técnica e até, possivelmente, quando é que esta novidade da marca italiana estará disponível nas lojas.

Certamente haverá muitos motociclistas interessados em proteger a sua cabeça com este novo Alpinestars Supertech R10, até como forma de combinar com os seus restantes equipamentos da mesma marca.

Recordamos que em Portugal a Alpinestars é representada em exclusivo pela Multimoto.

Fique atento a www.motojornal.pt para ficar sempre a par das mais recentes novidades de equipamentos de motociclismo. A não perder!