Alpinestars Tech-Air 5 revelado em Las Vegas

A Alpinestars coloca no mercado um sistema 'air-bag' que pode ser utilizado com qualquer blusão, mesmo que não seja Alpinestars.

A decorrer desde ontem em Las Vegas, a mais importante exposição de electrónica de consumo a nível mundial, a CES – Consumer Electronic Show, foi o cenário escolhido pela Alpinestars para revelar a sua nova geração de coletes com ‘airbag, o Tech-Air 5.

Com 20 anos de desenvolvimento na sua gama de ‘airbag’ a Alpinestars coloca em destaque nesta evolução o facto deste novo colete ‘airbag’ poder ser utilizado com qualquer blusão da gama Tech-Air da marca ou mesmo modelos de outras marcas – têxtil ou pele – desde que exista espaço suficiente para que o ‘airbag’ se expanda em caso de necessidade, sendo que a Alpinestars recomenda pelo menos 4 centímetros ao redor da circunferência do corpo.

A tecnologia utilizada nesta evolução do colete ‘airbag’ deriva da experiência ganha nas pistas do mundial MotoGP garantindo a marca que o colete ‘enche’ em apenas 40 milisegundos e não necessita de qualquer ligação com a moto graças a uma avançada unidade ECU que decide qual o momento para ‘disparar’ o sistema graças a um algoritmo exclusivo desenvolvido pela Alpinestars.

Seis sensores (três giroscópicos e outros tantos acelerómetros) enviam todos os dados á central colocada no colete para que esta possa ‘tomar a decisão’ de ‘disparar’ o enchimento. A Alpinestars reforça que a protecção que este sistema oferece na zona do peito, costas e clavículas é semelhante ao que podem proporcionar, em caso de impacto, 18 protecções de costas sobrepostas.

Com possibilidade de ser emparelhado via bluetooth ao nosso telefone através de uma aplicação especifica, teremos sempre nas nossas mãos a informação da carga da bateria – com capacidade para 30 horas de uso – que pode ser carregada através de uma ligação micro USB, o estado do ‘airbag’, e diversos outros dados como a velocidade, aceleração e forças G. Nos Estados-Unidos o preço será de 700 dólares e chegará ao mercado em Março.