Alpinestars Tech-Air®5 chega em Março

A Alpinestars continua a evoluir e melhorar o seu sistema 'airbag' para protecção de motociclistas.

Desde a sua existência que a Alpinestars trabalha arduamente para desenvolver produtos de excelência para os seus clientes, que lhes proporcionem maior conforto e, acima de tudo, maior segurança. Dando continuidade a essa linha de pensamento assistimos a um novo lançamento da marca – o Tech-Air® 5 – o novo e inovador sistema de ‘airbag’ electrónico e autónomo, compatível com qualquer casaco de motociclismo.

A mais recente aquisição da família Alpinestars Tech-Air®, que inclui os sistemas Tech-Air® Race e Tech-Air® Street, é a demonstração de que a Alpinestars quer liderar na tecnologia de ‘airbag’ próprios para motociclistas. O Tech-Air® 5 é o compromisso da marca em tornar a sua tecnologia a melhor opção no mercado das protecções activas de ‘airbag’.

O Tech-Air® 5 é um colete de ‘airbag’ totalmente independente, que pode ser usado em qualquer casaco de motociclismo. Este colete oferece uma excelente protecção na parte superior do corpo, proporcionando aos seus utilizadores uma maior segurança, com total protecção dos ombros, peito, costelas e toda a parte lombar, o que minimizará de maneira eficaz e significativa o risco de lesões em caso de impacto.

Este produto, de última geração, conta com um sistema electrónico activo que apresenta seis sensores integrados (3 giroscópicos e 3 acelerómetros) e um algoritmo de colisão que utiliza a IA (Inteligência Artificial) para monitorizar com precisão, qual o momento em que o ‘airbag’ deve ser activado em caso de acidente. O Tech-Air® 5 foi desenvolvido durante anos de pesquisa e testes com os principais pilotos de MotoGP e clientes da Alpinestars, analisando os dados de milhões de quilómetros e milhares de acidentes, para com isto, melhorar continuamente o algoritmo inteligente que detecta com precisão o momento da colisão. Logo que é identificada uma situação de impacto, o ‘airbag’ é accionado, fornecendo uma incomparável protecção ao motociclista com um tempo de enchimento de, no máximo, 20 a 40 milésimos de segundo, com base no volume do tamanho do ‘airbag’. A absorção do impacto ao usar o Tech-Air®5 resulta numa diminuição da força de impacto de até 95%, em comparação com a utilização de uma protecção passiva. O sistema de ‘airbag’ Tech-Air® 5 oferece a mesma protecção que o equivalente à utilização de 18 protectores de costas.

Este colete da Alpinestars também é extremamente fácil de usar, basta fechar o colete e a aba magnética e está pronto para se fazer à estrada! Um visor LED indica o estado operacional do sistema e a bateria de iões de lítio certificada e integrada de forma discreta no colete tem uma autonomia de 30 horas. O sistema vem equipado com um carregador micro USB magnético que permite de forma rápida, fácil e conveniente o carregamento do colete.

O Tech-Air® 5 possui conectividade Bluetooth e uma aplicação Tech-Air®, onde é possível o utilizador verificar o estado operacional do sistema e o estado da bateria, através do seu Smartphone, assim como também, realizar uma análise detalhada de um determinado percurso ou de uma viagem; o ‘firmware’ do sistema também pode ser actualizado diretamente pela aplicação.

Há quase 20 anos que a Alpinestars começou com o desenvolvimento do sistema original Tech- Air®. Quando foi lançado no mercado, em 2014, o sistema Tech-Air® foi reconhecido como o primeiro ‘airbag’ do mundo que proporciona protecção total da parte superior do corpo com um sistema de gestão electrónico completamente independente, para além de possuir a versatilidade de poder ser facilmente aplicado numa variedade enorme de casacos compatíveis com Tech-Air®. Em Dezembro de 2019, o Tech-Air® 5 foi reconhecido pela CES como um dos produtos mais inovadores no Wearables Technology Marketplace.

O novo Tech-Air® 5 estará disponível para venda no mercado português em meados de Março de 2020, pelo preço de 599,00€ (IVA incluído).