Alvaro Bautista de regresso à Ducati Demosedici GP?

O piloto espanhol pediu à Ducati para testar o protótipo de MotoGP. Alvaro Bautista deverá regressar momentaneamente aos comandos da Desmosedici GP.

bautista

Campeão do mundo de Superbike, tendo ajudado a Ducati Corse a finalizar a temporada 2022 em grande estilo e que levou à criação de versões especiais da Panigale V4 S, Alvaro Bautista não esquece os momentos em que piloto o protótipo de MotoGP da marca italiana. Na verdade, o piloto espanhol pediu já aos responsáveis da Ducati Corse que o deixem testar a Desmosedici GP22. E o pedido terá sido aceite!

Bautista aproveitou o momento de descontração durante o evento de apresentação das Panigale V4 World Champion Replica – todas as 520 unidades já foram vendidas com a Ducati a arrecadas muitos milhões de euros – para falar com os jornalistas italianos, nomeadamente o portal GPOne.

Durante a conversa, o piloto de Talavera de la Reina mostrou-se satisfeito com a sua vida no Mundial Superbike. Porém, o recém-coroado campeão de SBK não escondeu também a saudade de pilotar um protótipo de MotoGP, uma moto totalmente diferente da sua Panigale V4 R. Assim, e como celebração do seu título 2022, Bautista confirmou que já pediu à Ducati Corse para testar a Desmosedici GP22 com que Francesco Bagnaia se sagrou campeão de MotoGP:

“Já falei com o Gigi Dall’Igna e Claudio Domenicali, gostaria de dar algumas voltas com uma moto de MotoGP. Faz muito tempo que não conduzo uma MotoGP e tenho saudades dessa sensação, de potência, da desaceleração dos travões de carbono e a estabilidade dos protótipos. A Superbike dança e mexe-se. E é preciso dançar com ela. MotoGP oferece uma sensação de condução totalmente diferente”, começou por referir Alvaro Bautista.

Para os mais esquecidos, relembramos que o espanhol pilotou diversos protótipos de vários fabricantes durante a sua carreira na categoria rainha, incluindo as Desmosedici GP17 e GP18 durante os anos de ligação à marca italiana. Refira-se que em 2018, no lugar do lesionado Jorge Lorenzo, Bautista brilhou a grande nível no Grande Prémio da Austrália quando lutou pelo pódio.

bautistaMas será que esse teste com a Desmosedici GP22 significará algo mais do que apenas um momento de matar a saudade das MotoGP?

“Gostaria de fazer um teste, apenas por diversão, um wildcard é secundário. Apenas gostaria de experimentar as sensações que apenas uma MotoGP dá. Seria muito bom”, referiu Alvaro Bautista.

Isto parece dar a entender que um regresso ao MotoGP, agora como campeão SBK, estará fora dos planos. Mas a verdade é que Alvaro Bautista não descarta por completo essa hipótese.

E quanto é que poderíamos ver o campeão mundial de Superbike a pilotar a Ducati Desmosedici GP de MotoGP?

Essa informação ainda não foi confirmada, quer pelo piloto espanhol, quer pela Ducati Corse. Provavelmente esta experiência de Bautista vai acontecer durante alguma sessão de testes da temporada 2023. Um merecido prémio pela conquista do título SBK que há tantos anos escapava à casa de Borgo Panigale.