Anatomia da Velocidade em Borgo Panigale

A aerodinâmica é cada vez mais uma componente de importância maior para a competição e não só.

Foi ontem inaugurada – e continuará até ao próximo dia 8 de Outubro – uma exposição temática com o nome de ‘Anatomia da Velocidade’ inserida no Museu da Ducati em Borgo Panigale.

Esta mostra ilustra a importância da aerodinâmica para a Ducati e a forma como esta ajuda a atingir os resultados de performance e excelência que os italianos procuram. A história do desenvolvimento das soluções posteriormente adoptadas pelas motos de produção passa naturalmente pelas pistas, nomeadamente pelo MotoGP e por isso estão em exibição duas carenagens utilizadas pelas motos de competição da marca (2015 e 2017) bem como uma Ducati Desmosedici GP16 completa.

No momento da inauguração estiveram presentes os três pilotos da equipa oficial da marca em MotoGP – Andrea Dovizioso, Danilo Petrucci e Michele Pirro – com a fita a ser igualmente ‘cortada’ por Claudio Domenicali, CEO da Ducati e Luigi Dall’Igna, Director Geral  da Ducati Corse, Edoardo Lenoci, Director do Desenvolvimento Aerodinâmico e Alessandro Valia, o ‘piloto’ de testes oficial para as motos de produção, sendo que todos os departamentos representados ajudaram á ‘montagem’ da mostra agora inaugurada.

Esta terceira exibição temporária no museu da casa italiana é motivo de orgulho para o seu CEO que se revelou ‘Extremamente orgulhoso por inaugurar a mesma. A aerodinâmica faz as motos serem mágicas e esta acção pretende igualmente envolver os seguidores da marca na passagem do conhecimento da competição para o produto de comercialização, algo que sempre fez parte da nossa identidade. Queremos que os utilizadores das nossas motos beneficiem de tudo isso, como acontece já com a Panigale V4R.’ referiu ainda Domenicali.