André Pires e a AJP experimentam o supermoto em Espanha

O piloto português André Pires levou a sua AJP à segunda ronda do Campeonato de Espanha de Supermoto em Forcarei e terminou dentro do “top 10”.

André Pires

O piloto português André Pires procura regressar ao seu melhor nível depois de um período onde viu a sua condição física afetada por lesão. Aos poucos o piloto de Vila Pouca de Aguiar parece então estar pronto para outros voos, e a participação na segunda ronda do Campeonato de Espanha de Supermoto em Forcarei foi um bom exemplo disso mesmo.

André Pires, aos comandos da portuguesa AJP, enfrentou um fim de semana em terras espanholas bastante complicado, mas que terminou com sorrisos, pois os dois “top 10” em corrida permitem ao português olhar para o futuro com ambições renovadas.

As condições climatéricas adversas ajudaram a complicar ainda mais a missão de Pires, que para além de ter de descobrir o circuito A Madalena de Forcarei, com secções de piso de asfalto e terra, situação habitual nas provas de supermoto, teve assim de se adaptar de sessão em sessão às diferentes condições de aderência provocadas pela chuva.

André Pires
Foto: AP Racing

Após as habituais sessões de treinos livres e cronometrados, onde fechou com um sólido 12º lugar, André Pires e a sua AJP rapidamente fizeram questão de mostrar que esta estreia no campeonato espanhol não seria apenas para ficar a ver os pilotos habituais do campeonato a lutar pelas melhores posições.

O piloto luso ascendeu a 11º durante a manga de qualificação, o que já deixava boas indicações para as corridas de domingo.

A participar na categoria SMPro, e sempre a ostentar o seu #14, Pires mostrou uma enorme resiliência e capacidade de luta ao longo das dezasseis voltas, fechando a primeira manga desta prova de supermoto em 10º. Na segunda manga fez ainda melhor, e cruzou a linha de meta em 9º!

André Pires
Foto: AP Racing

Embora não sendo estas as corridas em que temos visto André Pires competir nos últimos anos, nomeadamente recordamos as suas participações em corridas de “road racing” ou na Taça do Mundo FIM MotoE, a verdade é que o luso continua a recuperar bem de lesão e não escondeu a satisfação depois da estreia no Campeonato de Espanha de Supermoto:

“Estou bastante contente com a nossa participação no campeonato espanhol de supermoto, onde alcancei a 12ª posição na qualificação, a 10ª na primeira corrida e a 9ª na segunda! Este é um campeonato com um nível incrível, com 75 inscritos, 17 na classe SMPro, onde consegui um lugar no top 10. Estou satisfeito por ter conseguido melhorar e ir baixando os meus tempos em cada manga. Já me sinto muito melhor da lesão e vou continuar a treinar para dar o máximo e aprender nesta nova categoria, que é incrível e muito divertida. Gostaria de salientar que esta foi a estreia da AJP nesta categoria e campeonato, por isso estou muito contente por fazer isto ao lado desta grande marca”.