Andrea Dovizioso operado após acidente em corrida de MX

Andrea Dovizioso fracturou a clavícula esquerda num acidente de motocross, já foi operado e começa a recuperação esta tarde, para estar pronto para o primeiro GP do ano.

Andrea Dovizioso foi operado ontem à noite na sequência de um acidente quando participava numa corrida de motocross.

Como parte do seu programa de preparação para o arranque da temporada Andrea Dovizioso participou numa prova de motocross em Monte Corali. Numa queda nesta prova do campeonato regional de Emilia Romagna magoou-se na clavícula esquerda. Depois de consultar o médico Giuseppe Porcellini, Dovi decidiu submeter-se imediatamente uma operação. Na cirurgia a clavícula foi fixada com uma placa metálica, para que a recuperação seja mais rápida.

A cirurgia realizada no Policlinico di Modena correu bem e o piloto italiano já teve alta esta manhã. Tem o início da fisioterapia marcado já para esta tarde.

Preparado para a recuperação

«A cirurgia correu bem, e quero agradecer a toda a equipa médica que realizou a operação tão rapidamente», disse o italiano depois de operado. «Não sinto muitas dores, e isso deixa-me optimista. Vim para casa esta manhã e durante a tarde tenciono começar a reabilitação. Tenho confiança em que na próximas semanas serei capaz de recuperar e que estarei em plena forma para o primeiro GP de 2020 em Jerez».

Actividades como o ciclismo de estrada e o motocross não são muito bem vistas pelos responsáveis das equipas, mas são algo que os pilotos precisam. «Embora saibamos que o motocross é uma actividade que apresenta diversos riscos, deixámos o Andrea participar nesta corrida porque ele nos explicou que precisava de redescobrir aqueles estímulos e sensações que apenas uma competição proporciona», explica Paolo Ciabatti, Director Desportivo da Ducati Corse. «Por outro lado, o motocross é também uma disciplina usada por muitos pilotos de MotoGP para treinar regularmente. Por isso, no final, temos que estar aliviados por a lesão não ter tido consequências sérias, e que o Andrea poderá estar no início do campeonato em Jerez».

Curiosamente, segundo a imprensa italiana, a Ducati não permitiu a Danilo Petrucci participar nesta corrida.

A temporada de MotoGP tem início marcado para os dias 17 a 19 de Julho com o GP de Espanha em Jerez.