António Maio triunfou no Raid de Góis 2022

O major da GNR António Maio triunfou no Raid de Góis conseguindo assim dilatar a liderança do CNTT 2022.

António Maio triunfou no Raid de Góis, prova a pontuar para o Campeonato Nacional do Todo-o-Terreno 2022 (CNTT). O major da GNR foi quem comandou com autoridade as hostilidades nas motos durante o passado fim-de-semana, naquela que foi a segunda ronda do Campeonato Nacional do Todo-o-Terreno. O experiente piloto, que na primeira jornada levou a melhor na Baja TT Montes Alentejanos, repetiu o feito em Góis e deu mais um importante passo a caminho do sétimo título.

Nos quads, a vitória sorriu a João Vale e, nos SSV, o triunfo foi festejado por Gonçalo Guerreiro.

A 29.ª edição do Raid Paraíso TT Góis e Arganil, que decorreu sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal, revestiu-se de grande êxito, oferecendo aos pilotos uma dose dupla de adrenalina e emoções fortes. Se, no primeiro dia, António Maio, nas motos, e João Vale, nos quads, dominaram as operações, no segundo dia a história repetiu-se tal e qual.

António Maio, campão nacional em título, com a sua Yamaha manteve um ritmo homogéneo nos dois dias e venceu categoricamente a prova desenhada pelo Góis Moto Clube nos míticos trilhos de Góis e Arganil, com o tempo total de 4h46m28,12s.  Na segunda posição ficou Gustavo Gaudêncio aos comandos de uma Honda.

Gaudêncio, piloto do Team Bianchi Prata, apenas cedeu a segunda posição no Prólogo de 8,2 km a João Pedro Duarte (Fantic), com as cores Santag Racing Team JPR Motors. Também este efetuou uma prova de grande nível, ficando a somente 2m55,85s do oficial da GNR.

Depois de ter concluído o Prólogo na sétima posição, o piloto de Seia, Mário Patrão, assenhorou-se do terceiro posto no primeiro dia e conservou igual posição no segundo dia de confronto, a 4m31,58s do vencedor. Já Micael Simão, vice-campeão nacional TT3, terminou na quarta posição, a 8m45,66s, mas triunfou confortavelmente a respetiva classe aos comandos de uma GasGas, registando o segundo triunfo na TT3 nas duas provas já disputadas.

O piloto da Figueira da Foz, Daniel Jordão (Husqvarna), com as cores da Santag Racing Team JPR Motors e Góis Moto Clube, encerrou a sua participação no quinto posto, a 11m03,41s de António Maio, com Fábio Magalhães (Honda), do Team Bianchi Prata Honda no sexto lugar, a 11m15,25s, levando para casa a vitória na classe TT1.

Gonçalo Amaral (Honda) foi o primeiro classificado na classe Júnior, Tiago Melancia (KTM), venceu a categoria Hobby e Bruna Antunes (Gas Gas) foi P1 nas senhoras. A jovem piloto, depois de dois anos da sua estreia no Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, foi a Góis matar saudades e cotou-se a 17.ª mais rápida da geral.

João Vale dominou nos quads 

A prova organizada pelo Góis Moto Clube contou ainda com os pelotões quads e SSV. João Vale (Yamaha), desferiu um ataque desde o Prólogo e conservou a liderança nos quads até ao último centímetro de prova, consumando-a com o tempo total de 4h44m17,32s.

Na segunda intermédia do pódio terminou Filipe Martins, a 9m17,08s do vencedor, com Fernando Cardoso no terceiro lugar, ambos em Yamaha, a 9m17,08s e 12m25,64s, respectivamente de distância do vencedor.

A “acelerar em casa”, Luís Pimenta, campeão europeu e Bajas, efetuou uma prova de trás para a frente e conduzir a sua moto Star com as cores do Góis Moto Clube à quarta posição, a 13m19,48s de João Vale, numa prova em que Vera Cabrita, única mulher em prova, levou a sua Suzuki ao 19.º lugar, a 1h24m27,08s da liderança.

Gonçalo Guerreiro foi senhor nos SSV

Quanto aos SSV, a vitória encaixou como uma luva em Gonçalo Guerreiro (Can-AM). O piloto da JB Racing cumpriu a prova com o tempo total de 4h40m46,98s, deixando o segundo classificado, Sebastien Guyette, também em Can-Am, a somente 22,51 segundos de diferença com mais de 300 km de prova. Impressionante o andamento imposto por ambos os pilotos nas espetaculares pistas de Góis e Arganil.

Na terceira posição terminaram João Monteiro e Nuno Morais. Aos comandos de um Can-Am, a dupla Sharish Gin South Racing também efetuou o caminho de trás para a frente e, o terceiro lugar do pódio, a 6m20,74s do topo da classificação geral, acaba por ser um justo prémio.

Menos sorte tiveram Luís Caseiro e João Azeiteiro, uma vez que a mecânica do Suzuki voltou a não colaborar. O abandono no primeiro troço ditou o calvário da formação de Coimbra, com o motor do carro da marca nipónica a não dar tréguas.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue já nos dias 23 e 24 de Abril com a disputa do Raid da Ferraria.