Apresentada a 11.ª Africa Eco Race

Apresentação Africa Eco Race
José Marques, Elizabete Jacinto, René Metge e Anthony Schlesser apresentaram a Africa Eco Race em Lisboa

A 11.ª edição da Africa Eco Race decorrerá entre 30 de Dezembro de 2018 e 13 de Janeiro de 2019. Serão 12 etapas com um dia de descanso pelo meio e um total de 6500 com 4500 de especiais.

René Metge, o director de prova, e Anthony Schlesser, responsável da logística, estiveram em Portugal para a apresentar a edição de 2019. Em Lisboa estiveram acompanhados de José Marques, representante da prova em Portugal, e de Elizabete Jacinto, participante na categoria dos camiões em todas as edições desde 2010.

A prova não sofre qualquer alteração de fundo, mas recebe pequenas melhorias para benefício dos participantes.

Mais uma vez a prova arrancará do Mónaco, onde as verificações técnicas decorrerão a 28 e 29 de Dezembro. Depois será feita a travessia por ferry para Marrocos, cuja travessia demorará cinco dias, com percurso muito semelhante ao da edição anterior. O processo de passagem da fronteira entre Marrocos e Mauritânia será mais simples. O processo burocrático aduaneiro será feito à chegada ao bivouac, poupando assim entre 3 a 6 horas no posto fronteiriço. Depois de seis dias nas pistas da Mauritânia a caravana chegará ao Senegal. Apesar de da dificuldade em conseguir delinear uma especial neste país, por questões de segurança, devido às muitas aldeias atravessadas, a organização conseguiu desenhar uma especial com cerca de 40 km antes do final tradicional na praia.

O percurso definitivo só será conhecido em meados de Outubro, quando René Metge tiver concluído todos os reconhecimentos.

Mais inscritos nas motos, mas ainda sem portugueses

As inscrições mantêm o preço do ano passado, incluíndo a travessia de barco e o regresso das motos no final (que a organização garante estarem de volta a casa entre 5 a 7 dias após o término da prova).

Nas motos há já o dobro dos inscritos relativamente a esta altura do ano passado, mas para já não está ainda confirmada a presença de pilotos portugueses. Recordamos que no ano passado participaram três pilotos portugueses: Luis Oliveira, Rui Oliveira e João Rôlo. Na sua estreia neste tipo de corridas Luis Oliveira brilhou, vencendo etapas e terminando a prova na segunda posição. Oliveira não tomou ainda uma decisão porque está a avaliar a possibilidade de alinhar no Dakar. Dependendo de vários factores, Luis Oliveira estará presente ou numa ou na outra corrida.

Luis Oliveira

Rui Oliveira também esteve no pódio em 2018, ao terminar em terceiro, mas não está formalmente inscrito, e João Rôlo, submetido a duas operações cirúrgicas este ano não pode preparar-se e não participará nesta edição.

As inscrições fecham a 15 de Novembro.

Em simultâneo com a competição decorrer o Raide, para quem quiser acompanhar a prova com a sua própria moto. A participação não requer licença desportiva, porque não se trata de uma corrida, e permite acompanhar a caravana da Africa Eco Race. Com partida e chegada no bivouac, os participantes neste raide farão parte das especiais, onde terão oportunidade de ver os pilotos passar, antes de regressar ao fim do dia ao mesmo bivouac.

Vencedores nas motos e participações portuguesas na Africa Eco Race desde a primeira edição

2009, Marselha – Dakar
Vencedor: José Manuel Pellicer – BMW 450 X
Não houve qualquer participação portuguesa

2010, Portimão – Dakar
Vencedor: Marco Capodacqua – KTM
Não houve portugueses nas motos

2011, Chateau Lastour – Dakar
Vencedor: Willy Jobard – KTM Hibrida
Não houve portugueses nas motos

2012, Saint Cyprien – Dakar
Vencedor: Oscar Polly – KTM
Não houve portugueses nas motos

2013, Saint Cyprien – Dakar
Vencedor: Martin Fontyn – KTM
Não houve portugueses nas motos

2014 – Saint Cyprien – Dakar
Vencedor: Michael Pisano – Honda
Não houve portugueses nas motos

2015, Saint Cyprien – Dakar
Vencedor: Pal Anders Ullevalseter – KTM
Portugueses: Sérgio Castro (KTM, 19.º e Pedro Ribeiro (Yamaha, 18.º)

2016, Mónaco – Daka
Vencedor: Pal Anders Ullevalseter – KTM
Portugueses: Fernando Sousa (KTM, 7.º) e Fernando Sousa Jr. (KTM, 8.º)

2017, Mónaco – Dakar
Vencedor: Gev Teddy Sella – KTM
Portugueses: Alexandre Azinhais (abandono), Didier Frederico (KTM, 8.º) João Pós-de-Mina (KTM, 17.º) e Sérgio Castro (KTM, 18.º)

2018, Mónaco – Dakar
Vencedor – Paolo Ceci – KTM
Portugueses: Luis Oliveira (Proto, 2.º), Rui Oliveira (Yamaha, 3.º e vencedor da categoria +450 cc), João Rôlo (KTM, chegou a Dakar mas fora da classificação por excesso de penalizações)