Apresentação BMW R NINET /5

A R nineT da BMW ganhou uma nova versão: é a R nineT /5, para celebrar os 50 anos dos modelos /5 e também o 50.º aniversário da passagem da produção das motos alemãs para a então nova fábrica de Spandau, em Berlim.

TEXTO VITOR MARTINS • FOTOS BMW MOTORRAD

A R nineT foi apresentada em 2013 para comemorar os 90 anos da BMW Motorrad, e foi o início de uma bela história, graças ao sucesso imediato do modelo. A naked de ar neo-retro, com motor boxer de 1170 cc refrigerado por ar e óleo, deu origem a várias outras versões, como uma a Scrambler, a Urban G/S ou Racer S, entre outras, e agora surge a R nineT /5, que marca mais uma celebração a dos 50 anos da gama /5 (houve três modelos fabricados nos anos ‘70, R50/5, R60/5, e R75/5), que foram também os primeiros modelos a serem fabricados na fábrica de Spandau, em Berlim, a partir de 1969 – deixando as instalações de Munique para a produção automóvel -, e que é actualmente a principal fábrica da marca alemã no que diz respeito às duas rodas. Os modelos /5 foram produzidos até 1973, tendo sido construídas 68 956 unidades; esse foi o ano em que a empresa celebrou os 50 anos da BMW Motorrad, que marcou também o total de 500 000 motos construídas desde a sua fundação em 1923.

A R nineT /5 evoca assim os modelos BMW dessa era, e as diferenças para as restantes nineT são essencialmente estéticas: os foles na forquilha telescópica convencional, as ‘almofadas’ para os joelhos nas laterais no depósito, a pintura clássica (em azul metálico, com sombras ‘fumadas’), cromados nos espelhos e nos colectores dos escapes, as jantes de raios, ou as costuras no assento, são elementos evocativos dos modelos históricos da década de ‘70.

Os escapes do motor boxer possuem uma válvula e servomotor para moldar a sonoridade ao mesmo tempo que mantém o ruído dentro das normas legais, estando disponível como opcional um escape mais desportivo. Apesar do look nostálgico, a BMW nineT /5 é uma moto moderna, equipada com discos de 320 mm à frente, controlo de tracção e punhos aquecidos. Para além de que, tal como acontece com a restante família nineT, existe uma extensa lista de acessórios para a nineT /5, cuja chegada a Portugal aconteceu no passado mês de Setembro, com um preço de 16 376€.