Apresentação Indian FTR1200/S

A MOTOJORNAL está em Los Angeles na apresentação mundial da nova Indian FTR1200/S.

Tornada realidade

O estilo flat track está na moda e a Indian, depois de ter regressado ao campeonato americano da especialidade e de o ter vencido no ano da sua estreia, desenvolveu esta FTR para grande produção e desde que foi apresentada o ano passado no EICMA, deixou o mercado em alvoroço. Do papel, a FTR está preparada para ver a luz do dia já em 2019.

Depois de ter sido apresentada em 2017 no Salão de Milão, EICMA, foi anunciado que a FTR1200 iria andar em digressão mundial durante 2018. O protótipo deixou toda a gente de queixo caído, pois o estilo flat track e scrambler são do mais na moda desde há um par de anos. A ideia da digressão serviu para a FTR fazer umas aparições estratégicas ao longo de 2018, beneficiando da sigla vencedora utilizada pela marca americana nas pistas ovais que dão vida ao campeonato americano.

Mas foi durante a última edição do Salão de Colónia, que teve lugar no início de Outubro deste ano que a FTR1200 se apresentou na versão final e em dois modelos, a FTR1200 base e a versão S, com mais equipamento e mais aproximada à FTR750 utilizada na competição. Através deste modelo, a Indian cria todo um novo conceito e um novo segmento de mercado, que promete dar que falar, pois coloca no mesmo modelo uma forte herança, tradição, história, tecnologia, modernidade, genes de competição, facilidade de utilização e prestações de altíssima qualidade.

Fácil e poderosa

A nova FTR1200 promete ser uma moto muito fácil de utilizar, com uma ciclística de elevada qualidade, tudo combinado com um desenho totalmente inspirado nos modelos de competição e com uma posição de condução elevada para melhorar a experiência de condução. O motor que esquipa ambas as versões é o novo dois cilindros em V, com 1203 cc e uma potência a rondar os 120 cv, com a promessa de em conjunto com o generoso binário (115 Nm) proporcionar uma forte aceleração e recuperações em toda a faixa de rotação.

Ciclística

Construída com base num quadro tubular em aço, com uma posição de condução desportiva, ambos os modelos contam com suspensão dianteira invertida, travões Brembo de montagem radial para maior controlo e potência. O depósito de combustível está colocado estrategicamente por baixo do assento, para conseguir um centro de gravidade mais baixo e uma distribuição de peso mais equilibrada e centrada. Tal como acontece na FTR750 de competição, a caixa do filtro de ar está colocada directamente no motor para optimizar o fluxo de ar e aumentar a potência e a colocação do monoamortecedor traseiro também foi buscar a sua inspiração à competição, para maior tracção. A calçar este novo modelo temos os pneus Dunlop, desenvolvidos recentemente e em específico para este modelo, tendo por base o flat track, transmissão final por corrente e guiador de alumínio Pro Taper.

A iluminação é toda em LED e disponibiliza uma tomada USB para carregarmos os nossos dispositivos, para maior comodidade.

Novo motor

O motor é igual em ambas as versões, um dois cilindros em V de 1203 cc, refrigerado por líquido, capaz de produzir aproximadamente 120 cv e um binário de 115 Nm. A curva plana de entrega de binário é garantia de boas prestações, com recuperações rápidas e imediatas, em qualquer regime. O motor apresenta uma relação de compressão de 12.5: 1, cilindros de alto fluxo e corpos duplos de injecção para uma melhor resposta ao acelerador. Para além disso, a utilização do magnésio permite reduzir o peso do bloco, ao mesmo tempo que aumenta a fiabilidade e reduz o desgaste dos componentes.

Cores e versões

A FTR1200 irá estar disponível em preto, com diversas variantes de potência: um modelo com a potência máxima disponível, 120 cv (90 kW), outra versão limitada a 95 cv (70kW) que por sua vez pode ser limitada aos 35 kW, para ser conduzida com carta A2.

A FTR1200 S está disponível em vermelho e cinzento , titânio e preto e um esquema cromático réplica de competição, igual ao utilizado na icónica FTR750 de corrida. Ambos os modelos chegam ao mercado em Março de 2019.

FTR1200 S

Em relação à versão base, a FTR1200 S vem ainda equipada com:

– Forquilha dianteira invertida totalmente ajustável e traseira com ajuste na pré-carga da mola, compressão e recuperação;

– Painel de instrumentos com ecrã LCD táctil de 4.3” e sistema Ride Command personalizável, compatível com Bluetooth;

– Controlo de estabilidade, de tracção, anti-cavalinho e ABS;

– Três modos de potência, Sport, Standard e Rain, todos eles com respostas diferentes na aceleração e tracção.

Preços e disponibilidade
FTR1200 Thunder preto                                                   14.690€
FTR1200 S preto com depósito vermelho                           15.990€
FTR1200 S preto com depósito preto                                 15 990€
FTR1200 S Race Replica                                                   16.590€

A nova Indian FTR 1200/S chega ao nosso mercado no final do mês de Maio. Os interessados podem gozar de uma oferta de lançamento para a versão Race Réplica, que vem equipada com escape Akrapovic, pelo preço de 17.290€

Se não conseguem esperar até ao próximo dia 10 de Maio de 2019, altura em que sairá a edição 1456 da MOTOJORNAL com o teste completo à nova Indian FTR 1200/S, podem ler o teste exclusivo feito pelo nosso colaborador Alan Cathcart, publicado na edição 1444 da MOTOJORNAL!