Apresentação: Macbor Montana XR5

A Macbor Montana XR5 é a nova trail bicilindrica de 500 cc da espanhola Macbor. A XR5 pretende ser a mais leve e polivalente do segmento

Estamos em Barcelona para conhecer a Macbor Montana XR5. Para já, fiquem a conhecer um pouco melhor as características técnicas!

A espanhola Macbor apresenta a nova trail de média cilindrada, a XR5 equipada com motor bicilindrico. A ambição é simples: ser a referência no segmento, onde promete ser a mais leve, mais versátil e a melhor relação qualidade/preço/prestações.
Embora com uma história recente, a Macbor já merece destaque no mercado espanhol no segmento das 125 cc e apresenta agora uma proposta que permite criar o passo seguinte para os clientes que pretendem evoluir das pequenas oitavo de litro.
E faz essa aposta no exigente mercado das trail, um passo muito ambicioso e por isso com grande foco na qualidade dos materiais e acabamentos.

Motor

O motor que equipa a XR5 é um dois cilindros com 471 cc, 8 válvulas, refrigerado por líquido, capaz de debitar 47 cv de potência às 8500 rpm, assumindo-se como uma das mais potentes do segmento. Além disso, o equipamento e as soluções tecnológicas assum especial destaque, como é o caso dos dois modos opcionais de condução: o Safe e o Sport. No primeiro, a entrega de potência chega-nos de forma mais suave e linear, enquanto que no modo Sport o bloco mostra mais carácter e apresenta-se mais rotativo.

Ciclística

Grande parte da polivalência reside na leveza do conjunto. Para assegurar um conjunto leve, conta com diversas soluções em alumínio como o guiador, os triângulos de direção, jantes, parafusos, braço oscilante, pousa pés, grelha traseira de carga, descanso lateral e proteção de cárter.
Além disso o quadro, graças à utilização de um aço especial, é 15% mais leve e 40% mais resistente. O resultado é um peso total de apenas 178 kg.
As jantes de raios apontam ao lado aventureiro dos utilizadores, assim como o conjunto de suspensões da KYB, ajustáveis tento na dianteira como na traseira e os pneus Metzeler Tourance Tubless de piso misto.
Na travagem, a Montana conta com dois discos na frente recortados, de 300 mm, com pinças Nissin de duplo êmbolo e ABS desconectável com três modos diferentes.
A altura do assento ao solo é muito acessível, já que na configuração mais alta apenas tem 840 mm de altura ao solo, com assento opcional de 820 mm. Em conjunto com o reduzido peso apresneta argumentos de peso para captar os menos experientes e o público feminino.
Embora com recurso a ferramentas, o ecrã é ajustável e a posição de condução promete ser direita e descontraída.

Equipamento

No que respeita a equipamento, a Macbor Montana XR5 parece estar igualmente um passo à frente já que de série vem equipada com proteção de cárter em alumínio, barras de proteção laterais, descanso central e lateral, luzes LED, duas tomadas de corrente (uma 12V e outra USB) e proteções de mãos. Disponíveis como opcionais estão as malas laterais e a top case.

Preço: 6499€
Cores: Vermelho, azul, branco e cinzento
Disponibilidade: Imediata

Ficha Técnica:

Motor: dois cilindros, 471cc, 4T, 8 válvulas, refrigeração líquida
Diâmetro x Curso: 67 x 66,8
Taxa de Compressão: 10,7:1
Arranque: elétrico
Alimentação: injeção eletrónica BOSCH (2 mapas: SAFE / SPORT)
Potência máx.: 46,94 cv (35 kW)/8500 rpm
Binário máx.: 43 Nm / 7.500
Velocidade máx.: 175 km/h
Caixa: 6 velocidades
Transmissão secundária: corrente
Suspensão dianteira: forquilha invertida KYB 41 mm, ajustável, curso 195 mm
Suspensão traseira: monoamortecedor ajustável, curso de 210 mm
Travão dianteiro: dois discos recortados de 300 mm, pinças Nissin de dois êmbolos, ABS 3 modos (ambas rodas ON / ambas rodas OFF/ Só traseira OFF)
Pneu frente: 110/80R19
Pneus trás: 150/70R17
Comprimento total: 2200 mm
Largura: 935 mm
Altura: 1400 mm
Distância entre eixos: 1479 mm
Altura assento: 840 mm (820 mm opcional)
Depósito combustível: 20 L
Peso a seco: 178 Kg
Consumo estimado: 3,8 L

www.macbor.com