Apresentação SYM MAXSYM 400i

Ao sabor na norma anti-poluição Euro 5, a SYM renovou uma das suas mais emblemáticas e procuradas maxi-scooters. Mais capacidade dinâmica, menos peso, melhor equipamento. A Maxsym 400 apresenta-se em 2020 disposta a atraír, e bem.

Texto Rui Marcelo • Fotos SYM Motor

Novo alento

No segmento das maxi-scooters de grande formato e equipadas com motor de apenas um cilindro, a Maxsym 400 da marca de Taiwan sempre conseguiu ter uma posição de destaque, oferecendo ao seu proprietário um produto muito correcto e equilibrado em termos de funcionalidade e preço acessível. Sem qualquer actualização que não fossem cores e pequenos detalhes estéticos desde que foi lançada no mercado mundial em 2011, a versão maxi da scooter da SYM, manteve-se em venda com resultados operacionais bastante interessantes.

A maior alteração prende-se com a adopção de injecção electrónica acoplada ao motor que mantém a estrutura de um cilindro apenas, montado na horizontal. Junto com o novo sistema de alimentação, os técnicos criaram uma caixa de filtro de ar mais directa e volumosa, bem como montaram peças (destaque para novos rolamentos de agulhas) no sistema de distribuição que permitem uma redução dos atritos internos, logo também maior eficácia térmica e mecânica. O sistema de transmissão foi reforçado e aprimorado, chegando-se em termos de números absolutos a uns interessantes 33 cv de potência máxima, embora com uma distribuição mais linear e sentida nos baixos e médios regimes – onde mais faz falta. Com tudo isto o motor cumpre já a norma anti-poluição Euro 5, que entrou em vigor espaçadamente este ano.

Junto com o motor, e ainda no “interior” do modelo, destaque óbvio e obrigatório para o quadro e toda a estrutura que suporta um modelo com uma equilibrada distância entre eixos de 1555 mm. Em destaque porque os técnicos aligeiraram toda a estrutura em tubos de aço, na procura de uma superior maneabilidade a baixa velocidade, sobretudo, mantendo boa a estabilidade em velocidades mais elevadas. O que também se manteve foi todo o conjunto de carenagens que envolvem a mecânica e ciclística e que contribuem para o conforto e facilidade de utilização do condutor. Aos generosos painéis frontais, junta-se agora um novo ecrã frontal transparente que pode ser ajustado em altura sem necessidade de utilizar ferramentas. O longo e confortável assento manteve-se a uma excelente cota de 800 mm de altura ao solo, permitindo agora guardar no interior dois capacetes, um integral e um jet. Há ainda dois compartimentos de fácil acesso no escudo dianteiro.

 

As suspensões mantiveram-se também no essencial, assim como a opção por rodas de 15 polegadas à frente e 14 atrás, uma combinação que garante conforto, rápida manobrabilidade da dianteira e estabilidade em velocidade e zonas de pior piso. A travagem deverá manter o elevado nível de segurança exigido, com dois discos de Ø275 mm à frente e um repetido atrás, sendo o ABS ponto assente. Só é pena a marca não indicar qualquer valor para o peso do conjunto, que se espera comedido como convém. Por fim, e muito importante, é a renovação eléctrica e electrónica que esta nova geração da 400 apresenta.

As óbvias e agora tanto em voga ópticas com lâmpadas led, fazem parte de todo o conjunto que se tornou mais luminoso em condução nocturna e mais agressivo em termos de estética. Estão presentes na frente e na traseira, sendo que deste conjunto de rectaguarda inclui já o sistema de luzes de assistência em travagem, um sistema inteligente que sob fortes travagens cintila de forma diferente, mais informativa. Junta-se o novo painel de instrumentos, redesenhado e com cristais líquidos, para garantir uma leitura mais imediata de toda a informação, sendo o seu desenho e formato ainda mais desportivo e actual.

Destaque para o sistema de ignição sem necessidade de introdução da chave e para a pré-instalação da gestão do sistema de electrónico de controlo de tracção desenvolvido pela marca e opcional neste modelo. Resta dizer que a nova Maxsym chegará em várias opções de cores, com escolha entre tons únicos: branco, preto ou cinza.

A sua chegada apenas está prevista lá mais para final deste ano.