Aprilia mostra nova Tuareg 660

A marca de Noale acaba de publicar um teaser com a imagem final da sua trail de média cilindrada e revela os seus principais dados técnicos.

Há muito que se vem especulando sobre o desenvolvimento da nossa variante trail da casa de Noale, construída sobre a pujante unidade motriz de dois cilindros paralelos que a Aprilia estreou na RS 660 e depois na naked Tuono 660. E hoje, sem que ninguém contasse, a marca italiana resolveu mostrar na sua conta oficial de Instagram esta sua nova coqueluche e revelar alguns dos seus principais dados técnicos.

Todos estavamos a aguardar com curiosidade o resultado final deste novo modelo da Aprilia, que estava apontado para recuperar uma de duas das mais emblemáticas designações provenientes da casa transalpina. Agora já ficam saldadas as dúvidas, confirmando-se que esta nova máquina se vai identificar como Tuareg 660 (em detrimento de Pegaso 660).

Hoje ficamos a saber que esta máquina vai oferecer 80 cv de potência e 70 Nm de binário, o que significa menos 15 cv que a sua irmã Tuono 660. O trabalho da Aprilia nesta unidade caminhou no sentido de conferir maior fôlego em baixas rotações e achatar a curva de binário de modo a dar-lhe maior elasticidade de uso em terrenos fora de estrada.

A novidade da Aprilia conta com quatro modos de condução, dois dos quais parametrizáveis, sendo que um deles é orientado exclusivamente para o off road. O ABS pode ser desligado nas duas rodas ou apenas na traseira. O APRC é o pacote de ajudas electrónicas posto na Tuareg 660 e inclui controlo de tração, cruise control, mapeamentos do motor, e sistema de travão motor, tudo acessível através de um TFT a cores de 5 polegadas de alto contraste.

O chassis é um tubular em aço, com seis pontos de fixação ao motor. Umas forquilhas dianteiras invertidas de 43 mm e um monoamortecedor progressivo, ambos com um curso de 240 mm, e totalmente ajustáveis, dão corpo ao pacote de suspensões eleito para a nova Tuareg. Os travões são da Brembo e as jantes surgem com 21 polegadas na frente e 18 na traseira (pelo que se pode constatar nas fotos/video).

Com um tanque de 18 litros e um peso a seco de 187 kg, a Aprilia procurou atingir valores de referência no segmento em termos de leveza. A distância entre eixos é de 1500 mm, uma base que foi estudada exaustivamente de modo a receber a melhor distribuição de peso e centralização de massas – um equilíbrio que deverá tornar esta Tuareg 660 uma verdadeira máquina de diversão e aventuras off road.

Outro dos aspectos mencionados é a altura ao solo do banco de 860 mm, para uma distância de mais de 240 mm do solo ao cárter.

Resta agora aguardar por mais informação técnica, cores, preço e data de início de comercialização.

 

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Aprilia (@aprilia)

Rumores: Nova Tuareg 660 da Aprilia